Desde o início de seu mandato, Marcos Rocha tem promovido ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, à modernização da produção e à abertura de espaço para quem faz a diferença no campo: as mulheres. “Elas estão na linha de frente, liderando propriedades, se destacando em feiras, concursos e no comando de cadeias produtivas. Instituir essa data é reconhecer esse protagonismo e garantir que ele continue crescendo”, afirmou o governador.

A iniciativa do chefe do Executivo estadual vai além do simbolismo: a lei prevê o apoio contínuo a ações de valorização, capacitação e fomento voltadas às mulheres do agro, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas efetivas.
OPORTUNIDADES
O impacto da medida já é percebido nas edições mais recentes da Rondônia Rural Show Internacional, maior vitrine do agronegócio da região Norte. Sob liderança da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a feira passou a incorporar o tema “Mulheres do Agro” e a realizar o tradicional “Dia Delas”, espaço dedicado a dar visibilidade e voz às mulheres do campo. Em 2025, durante a 12ª edição da feira, a presença feminina chegou a 42% no último dia do evento, um recorde que traduz a crescente participação feminina no setor.

Esse protagonismo está presente em todas as áreas, da produção de café premiado nacionalmente. Com visão estratégica, o governador Marcos Rocha transformou essa realidade em política de Estado, fortalecendo a imagem de Rondônia como uma terra de oportunidades, inclusão e desenvolvimento.
O governador Marcos Rocha destaca o compromisso de ampliar as oportunidades para que mais mulheres possam empreender, liderar e inovar. A celebração do primeiro ano do Dia Estadual da Mulher do Agronegócio é, portanto, mais do que uma homenagem. É o reflexo de um governo que escuta, reconhece e age, consolidando um legado de respeito, incentivo e transformação no campo.
Da redação
0 Comentários