Aumentam chances de acordo comercial entre China e EUA

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Aumentam chances de acordo comercial entre China e EUA

O governo chinês manifestou-se, afirmando que as portas para negociações com Washington estão "abertas" . // Reprodução

Porto Velho, RO - Donald Trump mencionou a possibilidade de um entendimento entre as duas nações que estão imersas em um intenso conflito comercial. Em resposta, o governo chinês manifestou-se, afirmando que as portas para negociações com Washington estão “abertas”.

Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, fez essa declaração durante uma coletiva de imprensa regular, destacando que embora a China esteja disposta a lutar por seus interesses, permanece aberta ao diálogo:

“Se for necessário lutar, nós lutaremos até o fim, mas as portas para a conversa estão sempre abertas”, afirmou Guo.

As declarações do porta-voz surgem logo após Trump ter anunciado uma redução “substancial” nas tarifas sobre produtos chineses, trazendo alívio aos mercados globais preocupados com suas políticas comerciais agressivas.

Durante um evento na Casa Branca, Trump reconheceu que as tarifas adicionais de 145%, que ele mesmo impôs à China, eram “extremamente altas” e que haveria uma diminuição significativa desses valores. No entanto, ele ressaltou que “não retornaremos a zero”.

Trump implementou no início de abril tarifas punitivas contra diversos parceiros comerciais dos Estados Unidos, especialmente na Europa e na Ásia.

Após uma semana de tensão nos mercados financeiros, ele reduziu essas tarifas para 10% na maioria dos países, exceto para a China, onde os adicionais permanecem em 145%. Como resposta a essas medidas, Pequim estabeleceu tarifas de 125% sobre produtos americanos.

Postura conciliadora

Embora a China ainda não tenha confirmado diálogos diretos com os EUA, o secretário do Tesouro americano também parece estar adotando uma postura conciliadora.

Durante um evento privado da JP Morgan Chase em Washington, Scott Bessent indicou que a situação atual é insustentável para ambos os países.

Ele observou que as tarifas funcionam como um embargo comercial, dificultando o intercâmbio de mercadorias entre as duas nações.

Karoline Leavitt, porta-voz da administração americana, complementou afirmando que as negociações para um acordo comercial com Pequim estão progredindo “muito bem”.

China e Europa

A China também dirigiu apelos ao Reino Unido e à União Europeia nesta terça-feira, 22 de abril, incentivando-os a defender o comércio global diante das ações unilaterais dos EUA.

Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, comunicou-se com seu homólogo britânico David Lammy e destacou que tanto a China quanto o Reino Unido têm a responsabilidade de proteger a ordem comercial multilateral em tempos de pressão.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

0 Comentários