Ações de fomento ao empreendedorismo feminino são intensificadas em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Ações de fomento ao empreendedorismo feminino são intensificadas em Porto Velho

Giro Empreendedor e Feira da Mulher Empreendedora possibilitam a comercialização de produtos em feiras por mulheres

Porto Velho, RO - A independência financeira das mulheres continua sendo uma das políticas trabalhadas pela Prefeitura de Porto Velho através de projetos diversos. Neste mês de março, período alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), as ações de incentivo são fortalecidas ainda mais.

As duas principais ferramentas de fomento à economia solidária feminina da Prefeitura são a Feira da Mulher Empreendedora, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), setor ligado à Secretaria Geral de Governo (SGG) e o Giro Empreendedor, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Apesar de não trabalhar exclusivamente com mulheres, o Giro Empreendedor tem forte participação do público feminino, cerca de 138 cadastradas que participam de feiras diversas de forma gratuita expondo e comercializando seus produtos.

Já a Feira da Mulher Empreendedora iniciou em 2017 com uma procura imediata de 120 mulheres e seguiu crescendo a cada ano. Segundo a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (DPPM), Gina Brito, anualmente são cadastradas em torno de 120 a 150 empreendedoras, que fazem um rodízio de participação nas edições do evento, vendendo desde artesanatos, doces, salgados, plantas ornamentais e outras produções.

“Este ano já recebemos cerca de 130 pedidos de inclusão no cadastro da Feira da Mulher Empreendedora, somados todos os anos, são aproximadamente mil mulheres participantes. O Departamento também promove cursos e outras ações. É um projeto que deu muito certo, pois é geração de renda pra essas mulheres que saem do anonimato, da depressão, da violência doméstica e podem empreender e gerar renda pra elas e para a família, então diariamente temos uma procura”, explicou a diretora.

Giro Empreendedor tem forte participação do público feminino

O foco da Feira do DPPM são mulheres de baixa renda, de outras nacionalidades como as haitianas e venezuelanas, mães de crianças atípicas e mulheres na terceira idade. “Aquelas que produzem algo em casa na área do artesanato, gastronomia, então é uma proposta muito abrangente”, completou Gina.

Para se cadastrar no Giro Empreendedor é necessário preencher o formulário ou pelo telefone (69) 98473-8216, da Semdestur, nos dias de semana, das 8h às 14h.

Já a adesão a Feira da Mulher Empreendedora é feita via telefone, pelo número (69) 99258-8555, da Direção do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres. Os dois projetos estão com uma ampla programação para este mês.

AGENDA

Nesta sexta-feira (8), o Giro Empreendedor estará em dois locais: no Tribunal Regional Eleitoral, das 10h às 18h, na avenida Presidente Dutra, 1889, no bairro Olaria, e também na Praça das Três Caixas d’Água, na rua Dom Pedro II, 485, esquina com avenida Carlos Gomes, no bairro Caiari, das 17h às 21h. No sábado e no domingo (9 e 10), das 17h às 21h, a feira estará no Parque da Cidade, localizado na av. Calama, bairro Flodoaldo Pontes Pinto.

Gladys Lopes da Silva, de 66 anos, é uma participante ativa da Feira da Mulher Empreendedora

EMPREENDEDORA

Gladys Lopes da Silva, de 66 anos, é uma participante ativa da Feira da Mulher Empreendedora. Como trabalhava com o marido em um escritório de contabilidade, assim que parou de trabalhar ocupou o tempo fazendo o que mais gostava desde a adolescência, criando peças diversas de artesanato. Atualmente morando com o companheiro e um neto, ela ajuda na renda da casa com a venda dos produtos.

"É uma ajuda para a casa, uma família tem compromissos e a gente se completa financeiramente. Eu acho muito valiosa essa oportunidade, na nossa idade é mais difícil conseguir uma vaga no mercado de trabalho e eu não quero de jeito nenhum ficar parada, então eu amo produzir, minha sala virou o ateliê e toda oportunidade que eu tenho de participar, eu estou dentro. É tão gratificante, nós temos uma camiseta de identificação, temos atenção. Há um ano eu tive um AVC e pensar na minha arte me fez ter ainda mais forças pra voltar ao meu trabalho", declarou a empreendedora.

A Feira da Mulher Empreendedora também acontece nesta sexta-feira (8), no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), das 11h às 17h, na avenida Presidente Dutra, 1889, Olaria, e das 16h às 21h em parceria com o IG Shopping, na avenida Amazonas, 8338, Tiradentes.



Postar um comentário

0 Comentários