Local de votação pode mudar de um pleito para o outro; saiba como checar se houve alteração19/07/2016 - Roberto Jayme/Ascom/TSE
Porto Velho, RO - Antes de sair de casa para votar em 6 de outubro, confira se a localização de sua seção para votar não mudou.
Alguns locais de votação podem ficar temporariamente fechados por conta de serviços de manutenção ou até mesmo pela redistribuição eleitoral, sendo substituídos por outros. É importante estar atento e checar se o local de votação continua o mesmo.
A CNN separou um passo a passo para o eleitor conferir o local de votação.
Como saber se meu local de votação mudou?
O eleitor tem três formas diferentes de descobrir se o seu local de votação mudou ou não:
- pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado,
- pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
- ou pelo e-Título, aplicativo que funciona como uma via digital do título de eleitor.
No caso do site do TSE, o eleitor pode descobrir seu local de votação por dois modos pela aba de “Serviços Eleitorais” ou pelo “Autoatendimento Eleitoral”.
A aba de “Serviços Eleitorais” fica localizada no alto da página do portal. Depois, o eleitor precisa clicar em “Local de votação/zonas eleitorais”. Após isso, ele será direcionado para uma nova página, onde deve acessar a opção “Consultar local de votação”.
Já no caso do Autoatendimento Eleitoral, o ícone fica localizado no canto superior direito da página do TSE. O eleitor é levado a uma nova página, onde deve clicar em “Título Eleitoral”. Uma página com várias opções vai aparecer na tela para o eleitor, e ele deve procurar “Onde votar e o número do título eleitoral” para conseguir consultar seu local de votação.
Como saber meu local de votação usando o e-Título?
Quem tem dúvidas sobre onde vai votar também pode consultar o aplicativo e-Título, versão digital do título de eleitor.
Após o login, em que o eleitor precisa preencher alguns dados pessoais como CPF e nome completo, o local de votação será mostrado na página inicial, junto com outras informações do “título”.
O e-Título também consegue “guiar” o eleitor até a sua zona eleitoral por meio de ferramentas de geolocalização presentes no aplicativo.
*Sob supervisão de Nathan Lopes/CNN
0 Comentários