Seminário Saúde do Homem reforça a importância do autocuidado da população masculina

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Seminário Saúde do Homem reforça a importância do autocuidado da população masculina

Solenidade é parte da programação da campanha Novembro Azul

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu, na terça-feira (14), o Seminário Saúde do Homem com o tema: "Aproximando o homem das práticas do cuidado”. A solenidade foi realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremero), como parte da programação Novembro Azul. Ao todo, cerca de 180 profissionais de saúde participaram da ação.

O evento, coordenado pelo Núcleo de Saúde do Homem da Semusa, teve o objetivo de conscientizar e qualificar os servidores da Semusa sobre a importância de incentivar o autocuidado masculino de forma rotineira, como medida preventiva. A programação teve como tema principal a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que visa abordar a prevenção de doenças prevalentes no meio masculino, para além do câncer de próstata.

Além disso, durante o encontro foram abordadas temáticas sobre educação em saúde permanente, com foco na implantação de ações voltadas à saúde da comunidade masculina, como: orientações de como quebrar a masculinidade tóxica, desenvolvimento de práticas de cuidado e acompanhamento em saúde para homens, estratégias para aproximar o público masculino dos serviços de saúde, palestras sobre saúde reprodutiva e prática de ginástica laboral. Todos trabalhados de forma dinâmica, onde os participantes puderam trocar experiências e sanar dúvidas.

A secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati, ressalta que o Novembro Azul é um momento de reflexão com foco em chamar a atenção do homem para a prevenção e quebra do tabu de uma cultura machista.

Marilene Penati falou sobre a importância da prevenção e quebra do tabu

“Essas ações, implementadas pela Semusa, são fundamentais para romper com a masculinidade tóxica, que não permite que os homens procurem por serviços de saúde. O homem procura oito vezes menos a assistência médica e por isso eles morrem mais cedo do que as mulheres. Os profissionais que trabalham na frente da rede de atenção básica são os principais responsáveis para que haja uma medicina preventiva e para isso, eles precisam estar capacitados para agir precocemente. A prevenção é o melhor meio de proporcionar qualidade de vida à população”, afirma.

Dados do Ministério da Saúde (MS), apontam que os homens brasileiros vivem, em média, sete anos menos que as mulheres. Por isso, a busca pelos serviços diariamente é fundamental para a prevenção de doenças e mortes evitáveis, promovendo o aumento da cobertura de atendimentos ao público masculino na rede de atenção básica.

Segundo a subgerente do Núcleo de Saúde do Homem da Semusa, Cleide Davy, a Política Nacional do Homem tem como principal objetivo promover a melhoria na assistência à população masculina com foco na redução da morbimortalidade dessa população.

Enivaldo Júnior ressalta a necessidade do autocuidado dentro e fora das unidades de saúde

“Nosso objetivo com esse seminário é que todo conhecimento adquirido, seja colocado em prática nos atendimentos diários da rede municipal de saúde. A população masculina é uma comunidade que sofre de várias doenças que são preveníveis. Por isso, estabelecer estratégias para trazer esse público para o cotidiano dos serviços é fundamental para ampliar a qualidade de vida. Exemplo disso é o pré-natal do parceiro, que foi criado para aproximar e incentivar o homem a cuidar de sua saúde e de toda sua família”, destaca a subgerente.

Cuidados com a saúde e bem-estar do público masculino estão disponíveis em todas as unidades da zona urbana e rural de Porto Velho. Os serviços, ofertados diariamente, incluem: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame sanguíneo de colesterol, exame de urina, hemograma completo, atualização da carteira vacinal e realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, hepatite B e C.

Para receber os atendimentos gratuitos, basta comparecer em uma unidade mais próxima portando um documento com foto e o seu cartão do SUS.

PREVENÇÃO

Para Cleide Davy, as estratégias de aproximação com esse público são fundamentais

A realização de atividade física associada a uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool, o ato de não fumar, a prática de sexo seguro e cuidados com o bem-estar mental e físico são hábitos que auxiliam na qualidade de vida do sexo masculino. Reduzindo os índices de morbidade e mortalidade dessa população.

Para Enivaldo Junior, gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Floresta, o seminário reforça a importância do autocuidado dentro e fora das unidades e deixa um recado especial para a população masculina.

“Mediante esse treinamento, os profissionais podem ser multiplicadores de saúde e trabalhar com foco no bem-estar do homem dentro e fora da rede. Homens, procurem por atendimentos não só quando estiverem com algum sintoma e sim como hábito para realizar exames de rotinas e promover o autocuidado diário”, relata Enivaldo.

Para promover e estimular a prevenção e promoção de saúde do homem, durante o mês de novembro todas as unidades básicas de saúde da rede municipal promovem uma série de atividades alusivas à campanha Novembro Azul.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários