Reunião foi realizada com técnicos da Sepog na Escola de Governo
Porto Velho, RO - Para que os programas e ações que serão executados pelo Governo do Estado nos próximos anos estejam alinhados e atendam às políticas públicas prioritárias, a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog reuniu, na Escola de Governo, técnicos das demais unidades orçamentárias responsáveis pela consolidação das informações que deverão compor o Plano Plurianual 2024-2027 do Governo do Estado, no âmbito de suas respectivas áreas finalísticas.
Conduzido pela titular da pasta, Beatriz Basílio, o encontro teve como foco orientar as unidades sobre a importância de ter o novo Planejamento Estratégico, que está sendo elaborado pelo Governo do Estado, como base para a definição dos seus programas e ações. “O plano estratégico trará as principais diretrizes, linhas de atuação e priorização do governo. É nele que serão definidas as políticas públicas prioritárias para o alcance dos objetivos estratégicos, por isso frisamos que esse é o melhor momento para que cada unidade reflita e defina os programas que farão parte do PPA 2024-2027 com esse devido alinhamento”, destacou.
A construção do Planejamento Estratégico está sendo coordenado pela Sepog e pelo Comitê de Soluções para Melhorias e Alcance de Resultado – Somar e deve ser finalizado nas próximas semanas. Fruto de debates e oficinas envolvendo equipes estratégicas das diversas áreas finalísticas do Poder Executivo, o documento refletirá também as demandas apresentadas pela população durante audiências públicas realizadas em dez regiões do Estado.
O governador Marcos Rocha explicou que, os programas finalísticos de governos são executados pelos órgãos que fazem parte do Poder Executivo, de acordo com suas áreas de atuação. “Para que esses programas estejam alinhados com a disponibilidade de recursos e alcancem os resultados que beneficie a população, é preciso que todo o corpo técnico esteja comprometido, falando a mesma língua e caminhando na mesma direção, garantindo assim, o cumprimento da legalidade e a execução de um plano de governo real”, frisou.
Durante o encontro, a equipe de planejamento também apresentou o cronograma das atividades que deve ser seguido até o encaminhamento do projeto de lei do PPA à Assembleia Legislativa de Rondônia e abordou sobre o processo de monitoramento e avaliação dos programas e ações que farão parte do documento.
As informações também estão disponíveis na página da Sepog, juntamente ao Manual de Elaboração do PPA 2024-2027.
0 Comentários