Com o projeto “Degusta Café” o produtor conhece a qualidade do grão e o sabor da bebida do café
Porto Velho, RO - Com o objetivo de levar mais conhecimento técnico aos produtores de café da região de Jacinópolis, no Vale do Jamari, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia realizou no último dia 6, um dia especial, com demonstração de métodos e práticas para obtenção de bebida do café com sabor e qualidade. A atividade foi realizada em espaço aberto, com a participação de 76 pessoas entre produtores rurais, empresários e autoridades locais e contou com a apresentação do projeto Degusta Café.
Além dos produtores de café da região, foram convidados produtores de outras cadeias produtivas assistidos pela Autarquia, visando incentivar novos plantios e uma maior interatividade entre toda a comunidade. A técnica administrativa da Emater/RO, Elisângela Lopes explicou que, “atividade foi realizada em espaço aberto, próximo ao escritório, o que facilitou o acesso da população e possibilitou a participação dos cafeicultores e interessados”, ressaltou.
O incentivo do Governo de Rondônia, com a implementação das políticas públicas de desenvolvimento do café de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, e distribuição de mudas melhoradas executadas pela Emater/RO, tem trazido bons resultados ao Estado. O projeto Degusta Café tem contribuído para qualificar o produtor que passa a conhecer melhor o seu café. “Através do Degusta Café, nossos técnicos que são especializados, fazem a demonstração de métodos do perfil de torra do café na propriedade do cafeicultor, mostrando a qualidade de seu grão e o sabor da bebida que a família está produzindo”, explicou o diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão.
Para o governador Marcos Rocha, o incentivo à produção com técnicas modernas é uma das diretrizes do Estado, e tem definido à Emater/RO um desempenho especial nessa área. “Nosso café chega a todos os cantos do país e nós temos um dos melhores cafés do Brasil. Isso é fruto do esforço compartilhado entre os órgãos do Governo e a família rural que acredita no potencial de nosso Estado”, enfatizou.
Durante a atividade no Distrito de Jacinópolis foram realizadas palestras sobre importância e qualidade do café. Depois foram selecionados alguns grãos para torra e fabricação da bebida que foi degustada pelos presentes ao evento. “Todos ficaram impressionados com a qualidade do café da região, deixando os produtores extremamente satisfeitos”, finalizou o gerente da Emater local, Gabriel Felipe Magalhães.
0 Comentários