Padre Enzo, da Associação São Tiago Maior, recebe título de Cidadão Honorário pela Alero

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Padre Enzo, da Associação São Tiago Maior, recebe título de Cidadão Honorário pela Alero


Honraria foi resgatada pela deputada estadual Ieda Chaves após 16 anos

Porto Velho, RO - Em Sessão Solene comemorativa nesta quinta-feira (15), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) efetivou a outorga de Título Honorífico de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia ao Innocenzo Mángano, conhecido como Padre Enzo. A honraria foi concedida pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), após aprovação por unanimidade do Requerimento 231/2023.

A ação faz-se necessário a justa homenagem por tudo que representa para Rondônia e, principalmente, por sua dedicação a Porto Velho. De acordo com a parlamentar proponente, não é algo feito simplesmente por ação social, mas uma missão.

“Padre Enzo levou isso realmente ao pé da letra e ouviu o chamado de Deus e respondeu e vem cumprindo isso maravilhosamente bem. Que sorte a nossa que nos escolheu para estar ajudando a transformar a vida de tantas pessoas”, destacou Ieda Chaves.

Presente na cerimônia, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil), é justo a homenagem para ele, um ser humano iluminado, extraordinário, que dedicou boa parte de sua vida, seus esforços a construir uma obra que será eternizada na Amazônia e ainda nos primórdios da criação da capital rondoniense.

“Ele escolheu a zona Leste, uma área que abriga quase 300 mil pessoas. Naquele local, à época, era muito diferente do que é hoje. A obra de Padre Enzo vem crescendo a cada dia, pois ele dedicou a sua vida a cuidar de pessoas, na formação de profissionais dentro de diversas áreas e fomentando a geração de emprego e renda às pessoas”, observou Chaves ao parabenizar e agradecer o trabalho e dedicação na escola desta terra para fazer missão.

Reconhecimento

Para o vice-cônsul da Itália, Cláudio Guastella, falar de Padre Enzo é falar de uma história de amor, afinal há 34 anos veio ao Brasil para uma missão e, 17 anos depois, foi solicitado o retorno à Itália por necessidade da Igreja local.

“Ele deixou o seu coração aqui e, pediu por muitas vezes o retorno por sentir que o seu ‘povo’ estava precisando de seu apoio no cuidado com a Associação São Tiago Maior, no qual foi fundador, para continuar a sua obra. Por isso, muito obrigado e, estamos aqui, tentando fazer da nossa Porto Velho, Rondônia, um lugar melhor”, disse.

Agradecimento

Ao fazer uso da palavra, Padre Enzo disse que a honraria chegou um pouco atrasada, ou seja, após 16 anos da apresentação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 234/2007, de autoria coletiva dos deputados Alex Testoni e Ribamar Araújo. “Como escrito na placa de honra, foi ‘ressuscitada’ pela deputada Ieda algo que estava ‘sepultado’, mas não por vaidade. Estou aproveitando desta homenagem, que não é para o Padre Enzo. Eu sou ninguém sem o povo e aqui é a casa do povo, o mais importante e que é soberano”, disse o homenageado.

Padre Enzo disse ainda que quando questionado sobre a coisa mais importante que já fez por Rondônia, ele responde que “ainda tenho que fazê-la”. “Por este motivo, mais uma vez, obrigado a Deus, ao povo, aos deputados e principalmente a deputada Ieda por este momento”, acrescentou.

Por fim, Ieda Chaves fez o uso da palavra para reiterar o compromisso do novo Cidadão Honorário com o bem-estar dos outros e pelo exemplo de vida, inspiração e luta por um mundo cada vez melhor. “Ao longo dos anos, sabemos que as suas ações têm feito a diferença na nossa comunidade.

Além disso, com suportes importantes às pessoas, viabilizando a inclusão social dos menos privilegiados, entre outros. Lembro que sua mensagem de amor e de respeito fica na mente e nos corações de todos que tiveram e tem a chance de conhece-lo”, enfatizou a deputada estadual.

Minibio

Padre Enzo, um sacerdote italiano, chegou ao Brasil em 1989 e enfrentou desafios ao se adaptar à região amazônica. Iniciou seu trabalho na Paróquia São Cristóvão e posteriormente se tornou pároco, atendendo também a Comunidade Santíssima Trindade. Reabriu o Seminário Maior João XXIII e formou diversas comunidades eclesiais de base. Além disso, liderou grupos, movimentos e pastorais, e realizou obras como o Centro Comunitário Juvenil, escolas, banda musical, grupo de teatro e Cáritas Paroquial.

Após 17 anos na Paróquia São Tiago Maior, ele se tornou pároco na Paróquia de São João Bosco até 2007. Ele fundou a Associação São Tiago Maior Apóstolo em 2006, impulsionando uma série de obras sociais e projetos, incluindo escolas, museu, ambulatório, padaria, centro de artesanato, banda de música, biblioteca, eventos culturais, entre outros. Além disso, realizou ações durante a pandemia, como distribuição de alimentos. Sua história e dedicação em prol da população de Rondônia são inquestionáveis.

Registros

A cerimônia contou ainda com a presença de Leonilson de Souza Félix, presidente da Associação São Tiago Maior; Eduardo Bertoletti (Republicanos), prefeito de Primavera de Rondônia; Claudi Rocha, secretário municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Claudi Rocha; lideranças religiosas, colaboradores e convidados.

Clique aqui e confira as fotos da solenidade

Postar um comentário

0 Comentários