Opositor russo é julgado por novas acusações de extremismo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Opositor russo é julgado por novas acusações de extremismo


Novo julgamento pode prolongar pena de prisão a até 30 anos

Porto Velho, RO - As autoridades russas apresentaram nesta segunda-feira (19) o ativista Alexander Navalny a julgamento por novas acusações de extremismo, que podem prolongar por décadas a prisão do opositor ao regime de Vladimir Putin. O julgamento começa hoje na colônia penal em que ele está detido.

Os apoiadores de Navalny acusam Moscou de tentar silenciar a voz mais crítica do presidente russo.

Alexander Navalny, opositor que o Kremlin é acusado de ter tentado matar por envenenamento, está detido numa prisão de alta segurança, a 250 quilômetros de Moscou.

O crítico de Vladimir Putin cumpre pena de nove anos por violação da liberdade condicional, fraude e desrespeito ao tribunal. Ele e seus apoiadores insistem que a detenção, em 2021, teve motivações políticas.

Navalny enfrenta múltiplas acusações, incluindo a criação de uma rede extremista e financiamento de atividades radicais.

Segundo a BBC, ele disse que este novo julgamento poderá prolongar sua pena de prisão a até 30 anos.

Crítico

Navalny, de 47 anos, é o mais importante líder da oposição ao presidente russo, Vladimir Putin, e, há mais de uma década, o principal delator da corrupção nas esferas do poder em Moscou.

Ele foi detido em 2021 quando regressou da Alemanha, onde esteve internado para se recuperar de um envenenamento no ano anterior, que foi atribuído ao Kremlin. As autoridades russas negaram qualquer envolvimento.

Fonte: RTP*

Postar um comentário

0 Comentários