1
É hoje! Última superlua do ano aparecerá maior e mais brilhante

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

É hoje! Última superlua do ano aparecerá maior e mais brilhante

A última superlua do ano aparecerá logo no início da noite, maior e mais brilhante - Foto: Ganapathy Kumar / Unsplash

Porto Velho, RO - Como está o tempo aí onde você está? É que hoje teremos a última superlua do ano. Ela aparecerá bem maior e mais brilhate logo no início da noite.

O fenômeno conhecido como ‘Superlua de Esturjão’ será o último do tipo em 2022. E será a 2ª maior lua cheia do ano.

A superlua completa será vista na noite desta quinta (11) aqui no Brasil e América do Norte, e na sexta-feira (12) em outras partes do mundo, como na Europa.

Superlua

Uma superlua é uma lua cheia que ocorre perto do perigeu da Lua – o ponto no espaço em que está mais próximo da Terra durante sua órbita mensal.

Isso faz com que a Lua pareça alguns por cento maior que a média. E mais: seu brilho extra também será mais perceptível.

O nome “Superlua de Esturjão”é uma referência aos peixes capturados nesta época do ano nos Grandes Lagos dos Estados Unidos.

Logo após o pôr do sol

A lua cheia geralmente é melhor vista à medida em que nasce, no início da noite, ou seja, 50 minutos após o entardecer ela desponta glamurosa no céu.

Mas, nesta noite da Superlua, ela nascerá logo após o pôr do sol.

Para fotografar, especialistas orientam que você enquadre também alguma paisagem ao redor da superlua, como árvores ou prédios. Aí a dimensão dela vai parecer ainda maior na foto.

Como ver melhor

Para ver melhor a superlua, olhe para o leste. Vá para um local de observação que tenha uma visão aberta e desobstruída no horizonte.

O céu dará um espetáculo de cores, enquanto a lua ganha um breve beijo do sol, que parte para mais uma noite. Que romântico!

Chuva de estrelas cadentes

E várias chuvas de meteoros, ou estrelas cadentes, estão previstas para ocorrer também durante este ciclo lunar, mas a luz da lua vai interferir na visualização delas.

De acordo com a Organização Internacional de Meteoros, a chuva Perseidas, que deve ser uma das maiores do ano, vai atingir o pico na noite da próxima sexta-feira até o início da manhã de sábado, mas pode nem ser notada por muitas pessoas por causa do brilho da superlua.

A superlua completa ocorrerá nesta quinta (11). Foto: Divulgação

*Com informações da Forbes / SNB*

Fonte: Sónoticiaboa

Postar um comentário

0 Comentários