Projeto estimula conhecer, valorizar e respeitar a cultura afro- brasileira em Vilhena

Porto Velho, RO - Na noite desta quinta-feira,28, foi realizado em Vilhena o projeto “Maculelê : Reconstruindo o Quilombo” , que teve como objetivo a valorização da cultura afro-brasileira no município. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena e contou com várias apresentações culturais de forma gratuita para a população.

Coordenado pela comunicadora social e produtora cultural, Andréia Machado, o projeto foi contemplado no Prêmio Identidades promovido pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

O evento contou com apresentação de capoeira e maculelê coordenada pelo professor Odair Belarmino conhecido popularmente conhecido como Ki-Suco, e participação do estagiário Mestre Van Ascau, e o professor Lambari Filhos do Vento com seus alunos.

De acordo com Andréia Machado, também foi exibido no evento o espetáculo de dança afro-brasileira “Maculelê: Reconstruindo o Quilombo”, que foi gravado em Vilhena.

“Conhecer a cultura afro-brasileira é fundamental para combater o preconceito. Precisamos valorizar a arte e a cultura produzida em Vilhena”, destacou Andréia Machado.

Segundo Andréia Machado, o evento cultural ainda contou com uma roda de conversa sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo em Vilhena com ativistas culturais do município, entre eles a representante da Setorial de Moda, do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia Nivea Louize, o sociólogo e produtor cultural Marcio Guilhermon, e do professor de capoeira Ki- Suco que faz parte do Conselho Municipal de Igualdade Racial. Para finalizar o evento foi servido um saboroso coquetel para os participantes do evento.

“O evento foi lindo! Só tenho motivos para agradecer a todas as pessoas que participaram e que colaboraram para a realização desse projeto que é de suma importância para a valorização da cultura afro-brasileira em Vilhena. Muito obrigada a todos”, agradeceu a produtora cultural Andréia Machado.

Texto: Andréia Machado
Fotos: Washingtonb Kuipers / Marcio Guilhermon/ Queiteane Rodrigues

Fonte: Assessoria 

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu