Indígenas Karitiana recebem treinamento sobre o uso das urnas para as eleições 2022

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Indígenas Karitiana recebem treinamento sobre o uso das urnas para as eleições 2022

Foto: Reprodução

Porto Velho, RO - O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Rondônia realizou em 25 de julho, um treinamento de eleitores, na aldeia indígena Central Karitiana em Porto Velho (RO). O treinamento foi para que os indígenas saibam como usar o equipamento.

A aldeia indígena Central Karitiana, está localizada a cerca de 100 km da capital, sentido Guajará-Mirim (RO).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o treinamento consistiu na apresentação de conteúdos relacionados à cidadania, lições relativas ao voto, bem como apresentação e utilização da urna eletrônica.

Na aldeia foi realizada uma eleição simulada por meio de treinamento de voto. Na eleição fictícia os indígenas usaram o equipamento para escolherem os cargos em disputa nas Eleições Gerais 2022.

“A importância do treinamento é que todos os indígenas, assim como todos os eleitores conheçam e saibam utilizar a urna eleitoral de forma correta, no tempo certo para que possam votar com êxito”, disse a servidora da Corregedoria do TRE-RO, Andreza de Souza Barbosa, responsável pelo treinamento.

A programação foi realizada de acordo com a resolução CNJ nº 454 de 22 de abril de 2022, na qual estabelece diretrizes e procedimentos para efetivar a garantia ao direito ao acesso ao Judiciário a pessoas e povos indígenas.

Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários