1
Talibã pede mais ajuda humanitária internacional após terremoto no Afeganistão

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Talibã pede mais ajuda humanitária internacional após terremoto no Afeganistão

Homens procuram sobreviventes em escombros de casa destruída por terremoto no Afeganistão, na quarta-feira (22)Ali Khara/Reuters

Porto Velho, RO - Suprimentos médicos vitais chegaram aos hospitais no sábado na área remota do Afeganistão atingida por um terremoto que matou mais de 1.000 pessoas esta semana, enquanto o governo do Talibã do país apelava por mais ajuda internacional.

As autoridades cancelaram a busca por sobreviventes na região montanhosa do sudeste perto da fronteira com o Paquistão após o terremoto de 6,1 graus na escala Richter de quarta-feira (22), que também feriu cerca de 2.000 pessoas e danificou ou destruiu 10.000 casas.

Os tremores secundários na sexta-feira (24) mataram pelo menos mais cinco pessoas na área a cerca de 160 quilômetros a sudeste da capital, Cabul, e equipes médicas disseram que instalações de saúde rudimentares estavam dificultando seus esforços para ajudar os feridos.

“Aqueles feridos que estavam em mau estado e precisavam de operações, [o que] não podemos fazer aqui, foram enviados para Cabul”, disse Abrar, que atende por um nome, o gerente de um hospital em Paktika, o pior província afetada.

O desastre é um grande teste para os governantes radicais do Talibã do Afeganistão, que foram evitados por muitos governos estrangeiros desde que assumiram o controle do país no ano passado devido a preocupações com os direitos humanos.

O Afeganistão foi cortado de grande parte da assistência internacional direta por causa das sanções ocidentais, aprofundando uma crise humanitária em partes do país antes mesmo do terremoto desta semana.

A Organização das Nações Unidas (ONU) e vários outros países enviaram ajuda às áreas afetadas, com mais chegadas nos próximos dias, e o Talibã apelou no sábado por mais remessas de ajuda para ajudar as vítimas do terremoto.

“Pedimos a todas as organizações humanitárias que ajudem as pessoas”, disse Mohammad Amen Hozifa, porta-voz do governo da província de Paktika.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse no sábado que o país fornecerá ajuda humanitária no valor de 50 milhões de yuans (US$ 7,5 milhões) ao Afeganistão, incluindo tendas, toalhas, camas e outros materiais para ajudar as pessoas afetadas pelo terremoto.

Fonte: Mohammad Yunus Yawar da Reuters

Postar um comentário

0 Comentários