O dia 06 de junho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

BOM DIA 6 DE JUNHO!


HOJE É

Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras (Lei nº 12.026/2009). Dia Nacional do Teste do Pezinho. Dia Internacional da Língua Russa (ONU).

Católicos lembram São Norberto, Santos Mártires Artêmio e Paulina, Santo Cláudio, São Marcelino Champagnat.

RONDÔNIA

2000 – A Assembleia Legislativa aprova a Lei do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico (LC 233/00. Rondônia é o primeiro Estado a ter esse tipo de legislação.

BRASIL

1770 — Fundação da casa de ópera mais antiga da América Latina, ainda funcionando, o Teatro Municipal de Ouro Preto.

1985 — Encontrada em SP a ossada do médico nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte”, responsável pelo assassinato de milhares de presos em Auschwitz

2000 — Morreu o cantor e compositor Moreira da Silva, criador do samba-de-breque.

2006 - Integrantes do Movimento dos Sem Terra depredam o Congresso Nacional, em Brasília.

MUNDO

1769 — Marquês de Pombal coloca a Inquisição sob proteção régia.

1944 – II Guerra Mundial – Mais de 100 mil soldados Aliados desembarcam na Normandia no DIA D para expulsar os nazistas da Europa.

1946 - Fundação da Basketball Association of America (BAA) em Nova York, entidade precursora da National Basketball Association (NBA).

1961 - Morre o psicanalista suíço Carl Jung, autor da psicologia analítica.

FOTO DO DIA

Em 2020, na mesma semana em que a covid chegou a Rondônia, um problema nos pulmões provocou a morte do professor Samuel Johnson, desportista, filho de uma das lendas da ferrovia Madeira-Mamoré, mestre Johnson.

Samuel era de uma geração em que os jovens, na década de 1970, praticavam esporte, autênticos multiatletas, e ele atuou em quatro deles, Atletismo, Handebol, Voleibol e Basquetebol, nesses dois últimos sagrando-se Campeão brasileiro (adulto, voleibol) e como técnico (basquete, dirigindo a escola Barão do Solimões).

Como traço de família trouxe, tanto para as aulas de Educação Física quanto no comando de equipes esportivas, ou ainda como atleta, as qualidades do respeito e da busca da excelência na prática e na aplicação.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu