1
Número de acidentes com ciclistas aumentou em Rondônia, aponta Detran-RO

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Número de acidentes com ciclistas aumentou em Rondônia, aponta Detran-RO

Ciclista é atropelada por ônibus do transporte coletivo de Porto Velho em cruzamento – Foto: Divulgação

Porto Velho, RO - O número de acidentes envolvendo ciclistas no estado aumentou em 2021, de acordo com o anuário estatístico do Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran-RO).

No ano passado foram registradas 567 ocorrências com ciclistas envolvidos em acidentes. Já em 2020 o número registrado foi de 526 acidentes.

De acordo com o anuário os acidentes de ciclistas com vítimas fatais diminuíram em 2021, foram 22 vítimas fatais, sendo sete mortes somente em Porto Velho. Em 2020 foram os acidentes fatais totalizaram 28 vítimas, sendo 18 mortes na capital.
Mesmo com a recomendação Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como prioridade sobre os veículos automotores, os ciclistas se envolvem em acidentes.

O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informou os ciclistas têm prioridade sobre os veículos automotores, e os pedestres têm prioridade sobre os ciclistas. A regra de trânsito indica que os veículos de maior porte são sempre responsáveis pela segurança dos menores, e todos pela segurança do pedestre.

“Ecologicamente correta, a bicicleta é muito utilizada pela população, mas ela deve ser conduzida com muita atenção, trazendo segurança a todos os usuários do trânsito”, disse diretor Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira de Lima, ressaltando o slogan da campanha de trânsito promovida pelo Detran: “Juntos salvamos vidas”, disse Paulo.

O dia 3 de junho foi instituído como Dia Mundial da Bicicleta em 2018 pela Organização das Nações Unidas. A data tem o objetivo de promover a conscientização sobre os benefícios sociais quanto a utilização da bicicleta para transporte e lazer.

Cuidados para pedalar

• Não entrar em alta velocidade em cruzamentos, esquinas ou saídas de garagem;
• Se preciso, ir até a calçada e atravessar a via como pedestre, empurrando a bicicleta;
• Não disputar espaço com motocicletas e automóveis;
• Pedestres têm prioridade sobre os ciclistas. Usar campainha quando necessário;
• Estabelecer contato visual com motoristas e pedestres, certificando que você foi visto por eles;
• Transitar no mesmo sentido dos veículos com total atenção nas vias.
• Nunca usar fones de ouvido;
• Se beber, não pedale. Bebida não combina com direção segura.

*Com informações da Secom

Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários