1
Ação do Ipem Rondônia fiscaliza balanças comerciais em municípios do Vale do Jamari

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Ação do Ipem Rondônia fiscaliza balanças comerciais em municípios do Vale do Jamari

Ações foram executadas nos municípios de Buritis e Monte Negro, além do distrito de Rio Pardo

Porto Velho, RO - O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem/RO realizou ações de fiscalização nos municípios de Buritis e Monte Negro, além do distrito de Rio Pardo. As atividades ocorreram no período de 6 a 10 de junho em oito bombas de combustíveis e em 75 balanças comerciais, com sete reprovações.

O trabalho visa garantir a importância do Ipem na preservação da livre concorrência, do comércio justo e na proteção dos direitos do consumidor.

Além das sete balanças reprovadas, outras três foram apreendidas pelo Ipem por não apresentarem modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. “Elas não estão regulamentadas pelo Inmetro e o uso causa prejuízo tanto ao consumidor quanto aos empresários, pois, além de gerar a autuação para o dono do estabelecimento, tem o agravante de que não há garantia para o consumidor no peso correto do produto”, destacou o metrologista do Ipem, Elder Almeida.

Para o presidente do Ipem, Theodoro Rahal, as ações inibem a comercialização de balanças sem aprovação do Inmetro. “Esse foi um trabalho essencial realizado pela equipe de fiscalização do Ipem. No que compete ao órgão, verificamos se as balanças utilizadas nas relações comerciais atendem às normas, pois o objetivo é garantir que o consumidor esteja pagando pelo peso correto e justo”, explicou Theodoro.

O consumidor pode ser um agente ativo nas ações conjuntas com o Ipem, denunciando, as suspeitas ou confirmações de alguma irregularidade em produtos e/ou balanças pode-se informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo número 0800 647 7277.

Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários