1
Setic promove encontro com auditores e analistas de TI para debates sobre desenvolvimento de sistemas

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Setic promove encontro com auditores e analistas de TI para debates sobre desenvolvimento de sistemas

Encontro foi realizado durante cincos dias, na sede da Escola Superior de Contas – ESCon, em Porto Velho

Porto Velho, RO - A Superintendência Estadual de Tecnologia da Comunicação e Informação – Setic, em ação conjunta ao Tribunal de Contas do Estado – TCE/RO, por meio da Secretaria Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – SGCE e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE, promoveu um encontro com os auditores e analistas de TI para a realização de mentoria e facilitação, com a finalidade de definirem escopos e ações para o desenvolvimento de um sistema.

O intuito do evento foi alinhar com os profissionais de controle externo do TCE, por meio de um processo colaborativo, a definição dos problemas, benefícios, objetivos, estratégias e escopo para desenvolvimento de um produto mais assertivo, com o objetivo de ampliarem e otimizarem o acompanhamento continuado das prestações de contas.

A dinâmica utilizada durante o encontro foi a “Lean Inception”, uma das técnicas adotadas pela Setic, para a construção colaborativa de produtos por processos criativos. O diretor técnico da Superintendência de Tecnologia da Comunicação e Informação, Maico Moreira da Silva relatou que por meio do método, a Setic conseguiu facilitar os processos de desenvolvimento de sistemas.

O processo de desenvolvimento de sistemas, antes da adesão da “Lean Inception”, era executado de forma muito centralizada, causando uma discordância de informações e descontentamento com as partes envolvidas. A partir do momento que aderimos ao método conseguimos melhorar os resultados, diminuindo os riscos e aumentando as possibilidades de elaboração de um produto que atenda à necessidade de um setor ou sociedade. É importante esse tipo de colaboração entre os poderes, para que haja o compartilhamento de conhecimentos e aprendizados, trazendo uma maior eficiência ao Estado.

O encontro foi realizado durante cincos dias, na sede da Escola Superior de Contas – ESCon, em Porto Velho e teve a coordenação do auditor de controle externo, Francisco Régis da SGCE, do secretário de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, Hugo Viana, e do coordenador de Sistemas da Setic, Rafael Gomes. Foi mediado pelos profissionais Maico Moreira Silva, diretor Executivo da Superintendência Estadual de Tecnologia do Estado de Rondônia e José Avani das Chagas Júnior, analista de TI do Tribunal de Justiça.

Postar um comentário

0 Comentários