1
Tecnologia permite que 70% das manutenções na rede elétrica ocorram sem desligamento

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Tecnologia permite que 70% das manutenções na rede elétrica ocorram sem desligamento



Manutenções preventivas são essenciais para reduzir episódios de falta de energia

Clientes são avisados de desligamento programado por site, carro de som e informativos em rádio





Nos primeiros quatro meses desse ano, a Energisa realizou mais de 2 mil manutenções preventivas na rede elétrica de Rondônia. Obras que visam melhoria e ampliação das redes de baixa e média tensão no perímetro urbano e rural. O serviço complexo envolve a instalação e substituição de componentes como isoladores, cabos, postes e até a poda de árvores. Dependendo da característica da atividade, é preciso desligar a energia para que seja executada de forma segura tanto para os colaboradores, quanto para os moradores. O uso de tecnologia permitiu que 70% das manutenções ocorressem sem o desligamento da energia.

Segundo Alfredo João de Brito, gerente de construção e manutenção da Energisa no estado, a empresa investe em tecnologia e treinamento de equipes especializadas em trabalhar com a rede energizada para que o cliente continue utilizando energia normalmente, porém, há casos em que o desligamento é a melhor técnica. “O desligamento é programado e comunicado aos clientes antecipadamente para que possam programar suas atividades durante aquelas poucas horas que ficaram sem o fornecimento, mas que proporcionará benefícios nos meses seguintes, como a redução de ocorrências de falta de energia”, explicou. O comunicado é feito com 72 horas de antecedência sobre o desligamento programado por meio do site da Energisa, avisos em rádios, carros de som e, em alguns casos, cartas.

Nos avisos de desligamento programado constam as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. Por isso, é importante sempre considerar que a rede está energizada e jamais tentar mexer na rede elétrica.

Brito lembra que podem acontecer desligamentos emergenciais devido a ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Tentamos realizar o reparo no menor tempo possível e adotando todas as medidas de segurança”, concluiu Brito. Em 2021, a Energisa renovou mil km de cabos de energia durante as manutenções preventivas em Rondônia beneficiando diretamente cerca de 400 mil clientes. Acesse www.energisa.com.br/desligamentoprogramado e confira a programação para sua cidade. Informações e solicitações de reparos podem ser solicitados pelo aplicativo Energisa gratuitamente nas plataformas Android e IOS, atendente virtual GISA (gisa.energisa.com.br) e site www.energisa.com.br



Postar um comentário

0 Comentários