Público aprende a fazer tenda de circo no IC para Crianças e ainda curte, no fim de semana, peça de teatro e performance de malabares

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Público aprende a fazer tenda de circo no IC para Crianças e ainda curte, no fim de semana, peça de teatro e performance de malabares



Porto Velho, RO - No novo vídeo da atual temporada do IC para Crianças, a atriz Jessica Nascimento se aprofunda nos processos lúdicos de criação de bonecos, e ensina a criar uma tenda de circo. O espetáculo Plural, por sua vez, segue disponível no Palco Virtual, explorando histórias de migração de mulheres entre Minas Gerais e Goiás, surgidas

de relatos reais do elenco da Cia. de Teatro Nu Escuro. Já no Arte na Rua, tem performance presencial de malabares, com as Inigualáveis Irmãs Cola

Este final de semana tem novo episódio da segunda temporada do IC para Crianças, no sábado, 21, a partir das 11h, no site e Youtube da organização - www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural. Nos mesmos canais, está disponível, até 29 de maio, a peça Plural, da Cia de Teatro Nu Escuro. Ela foi criada a partir de relatos de familiares dos integrantes da companhia, criando um diálogo entre o factual e a ficção, para falar de mulheres que migraram principalmente de Minas Gerais para Goiás em busca de uma vida melhor. A narrativa se utiliza de canções, bonecos e brincadeiras para contar essa história para crianças a partir dos relatos da personagem Maria.

No presencial, o público confere a série de apresentações do Arte na Rua, com as Inigualáveis Irmãs Cola, uma dupla de gêmeas malabaristas de Ribeirão Preto. As intervenções acontecem ao longo do mês, sempre aos domingos, na calçada da organização, com entradas às 13h e 15h.

IC para Crianças

Nesta temporada, crianças e famílias brasileiras estão no mundo do teatro. Com a atriz Jessica Nascimento, o público se aprofunda em processos lúdicos de criação de bonecos, cenários e figurinos, para compor uma pequena história autoral feita por cada participante. No vídeo desta semana, ela constrói uma mini tenda de circo, em uma homenagem a essa arte.

O projeto IC para Crianças é desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da organização. Criado no início da pandemia para atender a demanda dos pequenos em casa. Hoje, ele é uma ferramenta acessível e democrática, que pode ser acessada por crianças de qualquer lugar do Brasil. Todos os episódios podem ser assistidos no Youtube do Itaú Cultural, incluindo a temporada anterior, dedicada ao circo.

Palco Virtual

Plural é uma trama tecida pelas histórias de uma menina chamada Maria. Suas primeiras recordações remetem aos seus sete anos, enquanto sua avó fritava bolos de polvilho. A narrativa segue costurando memórias, fiando o universo rural ao urbano, bordando histórias vividas e sentidas, com seus encantos, medos, violências, coragem, lamentos e alegrias. Uma trama que tenciona o drama e a poesia, o trágico e o humor.

A história foi criada a partir de relatos dos familiares da Cia de Teatro Nu Escuro, criando um diálogo entre o factual e a ficção, para falar de uma parcela de mulheres que migraram principalmente de Minas Gerais para Goiás na promessa de melhoria de vida. São mulheres rurais, com identidades negras, indígenas e brancas. A dramaturgia foi concebida através de histórias e lembranças de mulheres que vivenciaram estas questões: Dona Lia, Dona Joaquina e Dona Vanilda, mães, respectivamente, de Izabela Nascente, Abilio Carrascal e Lázaro Tuim, atores da companhia. Por meio destas três mulheres com vidas tão parecidas e, ao mesmo tempo, tão distintas, a história da protagonista Maria foi construída.

Para o espetáculo foram confeccionados bonecos forrados de tricô e crochê, assim como os figurinos e cenários, com a intenção de criar um universo feminino, lúdico e poético que retrate o ambiente rural. A linguagem do vídeo aparece como um contraponto ao universo popular, as projeções de imagens (vídeo mapping) sobrepostas ao cenário, aos bonecos e aos atores/manipuladores, criam texturas e efeitos que dialogam com a cena.

Outro ponto importante do espetáculo foi a rica pesquisa corporal desenvolvida, que teve o objetivo de aprofundar a interação entre o boneco e o manipulador, em que o ator explora seu corpo a serviço da animação do inanimado. Atores e atrizes que também cantam, dançam e tocam cantigas populares junto com os bonecos, como em uma brincadeira em que as linguagens cênicas do teatro de animação, músicas ao vivo e projeções de vídeos se cruzam em um calidoscópio infantil.

Arte na Rua

As Inigualáveis Irmãs Cola - Thais e Tatiana Cola -, gêmeas malabaristas de Ribeirão Preto, desconstroem conceitos ultrapassados, além de cativar todo o público com esse espetáculo que explora o mundo do malabarismo através de números contemporâneos e experimentais. Elas criam uma tensão durante a apresentação, prometendo proporcionar ao espectador um êxtase de alegrias e risadas, se desafiando a tornar o show cada vez mais impressionante, emocionante e difícil.

Sobre os participantes

Cia de Teatro Nu Escuro é um grupo de atores-encenadores que trabalha coletivamente, de forma horizontal desde 1996, tendo montado 15 espetáculos e realizado inúmeras oficinas de formação profissional e de público em diversos estados brasileiros e também no exterior. É uma das principais companhias de teatro do Centro-Oeste.


O trabalho da companhia está calcado no teatro de grupo e na formação de plateia. Mantém atualmente um repertório de seis espetáculos e três cenas curtas. Desta forma, o fazer teatral não se reduz a simples montagem de um espetáculo esporadicamente, mas com a tentativa de mantê-los em cartaz pelo maior tempo possível, com o intuito de, a cada dia, a cada apresentação e a cada troca de experiência com a plateia, poder aprofundar o debater a respeito do indivíduo e suas significações no mundo contemporâneo.

Jéssica Nascimento é mestranda em história social, pesquisa dramaturgia e teatro negro. Bacharel em comunicação das artes do corpo, e atriz formada pela Escola de Artes Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP), atualmente trabalha em programas públicos de formação artística na cidade de São Paulo. É uma atuadora das artes negras, e milita pela arte socialmente referenciada.

Tatiane Cola pesquisa malabarismo desde 2007, se especializando em oficinas nas convenções de circo Monte Alto, o Clarear e AABB, nos anos de 2011 e 2012. Em 2022, com a irmã, Thais Cola, realizou 10 apresentações do espetáculo Cola Shows pelas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Participaram da 4ª edição do FIC – Festival Internacional de Circo com o espetáculo Descendo do Salto, no espaço Quilombaque.

Thais Cola iniciou seus conhecimentos e formação em 2007, como aluna de um projeto social em Monte Alto. Se especializou através de oficinas e clínicas com artistas renomados do Brasil e exterior, frequentando encontros e convenções de malabarismo e circo pelo país. Atua como malabarista e produtora nos grupos, As Inigualáveis Irmãs Cola e CabarElas. Com As Inigualáveis Irmãs Cola, ministra oficinas de malabarismo para iniciantes em projetos sociais e festivais. Estreou o espetáculo de rua Cola Shows em 2015 e circulou pelas cidades da região de Ribeirão Preto e interior de São Paulo, além de Belo Horizonte, Caetité, Lençóis, Goiânia, Brasília, Londrina, Ilha Comprida. Também realizou ações artísticas em diversos espaços públicos e independentes.


SERVIÇO:

IC para Crianças

Dia 21 de maio, às 11h

Em www.youtube.com/itaucultural

Classificação: livre





Palco Virtual: Plural

Até 29 de maio

Duração: 54 minutos

Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br

Classificação: 10 anos





Arte na Rua: Cola Shows versão Pocket - com As Inigualáveis Irmãs Cola

Dias 22 e 29 de maio - domingos, às 13h e 15h

Duração: 15 minutos aproximadamente

Local: calçada do Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149

Classificação: livre



Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural



ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Conteúdo Comunicação

Cristina R. Durán: (11) 9 8860 9188

cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa: (11) 9 8139 9786 / 9 9722 1137

larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 9 8971 0773

mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari: (11) 9 9967 3292

roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães: (11) 9 9295 7997

vinicius.magalhaes@conteudonet.com
Programa Rumos Itaú Cultural:

Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595

carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br










Postar um comentário

0 Comentários