Parte de Severodonetsk foi “controlada” pela Rússia, diz oficial militar da Ucrânia

Vista geral de Severodonetsk do último andar de um prédio danificado nos arredores da cidadeSOPA Images/LightRocket via Gett

Porto Velho, RO - Parte da cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, “já é controlada pelo exército russo” e as tropas russas estão “progressivamente se movendo em direção ao centro da região”, disse Serhiy Hayday, chefe da administração militar regional de Luhansk na terça-feira (31).

Hayday, porém, negou os relatos russos de que eles capturaram toda a cidade. “A situação é extremamente complicada”, disse.

“Infelizmente, parte da cidade de Severodonetsk já é controlada pelo exército russo. Eles [os russos] relataram há alguns dias que já haviam capturado a cidade inteira. Este não é o caso, existem nossos homens na cidade. Os russos não podem se mover livremente.”

Hayday afirmou ainda que não achava que houvesse o risco de que as tropas cercassem Severodonetsk, embora os combates continuem na cidade. “Os russos não controlam a rota Lysychansk-Bakhmut, mas a estão bombardeando”, acrescentou Hayday.

Aproximadamente 15.000 civis permanecem na cidade de Severodonetsk, disse Hayday, e a evacuação agora está “suspensa devido ao perigo”. Eles só podem entregar bens humanitários nas proximidades de Lysychansk e Hirske, ao sul.

“Milhares que permanecem na cidade têm medo de vingança ou massacre sem motivo”, disse Hayday, acrescentando que os vídeos de moradores locais recebendo tropas russas foram “cenas encenadas”.

O oficial militar disse que os russos estão “planejando uma operação militar para limpar a área ao redor de Severodonetsk” com um batalhão “sendo lançado para ir às aldeias vizinhas” armado com lança-chamas pesados ​​​​para “queimar nossos militares junto com a população civil”. “Eles simplesmente não se importam”, disse ele.

Nas proximidades de Lysychansk: Duas pessoas foram mortas e três ficaram feridas, disse Hayday, mas “não sabemos quantos civis foram mortos” em Severodonetsk desde que as tropas russas começaram a entrar na cidade há dois dias.

O resto da região de Luhansk, controlada pelo governo ucraniano, está completamente sob bombardeio”, disse Hayday.

Nas últimas 24 horas, “oito ataques inimigos foram repelidos na frente da região” e unidades de defesa aérea derrubaram um míssil de cruzeiro X-59MK, disse Hayday.

Por Reuters
fonte: CNN BRASIL

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu