Inspirado no Beira Rio, irmãos revelam a história do Campo Somerão, em Extrema

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Inspirado no Beira Rio, irmãos revelam a história do Campo Somerão, em Extrema

Irmãos construíram o Campo e fundaram o time Somerão

Porto Velho, RO - Sem nenhum recurso financeiro, apenas com a passagem de avião paga com o empréstimo feito pelos tios, os irmãos Jandir e Hildon Somera saíram em 1976 da pacata cidade de Guaporé, no Rio Grande do Sul, região da Serra Gaúcha, aos 12 e 15 anos de idade, respectivamente, com destino ao pequeno vilarejo de Extrema, na Ponta do Abunã, para ganhar a vida na zona rural da capital de Rondônia.

À época, não existia a BR-364, como é conhecida hoje, era apenas uma estrada de cascalho que dava acesso às diversas vilas que surgiram ao longo da via, que também servia para pousos de pequenas aeronaves.

“Quando chegamos em Extrema, a região estava sofrendo uma epidemia de malária que nem os macacos escapavam. Saíamos de uma e entrávamos em outra. Foi assim que nós começamos nossa vida aqui, em busca do futuro por uma vida melhor”, conta Jandir Somera, de 63 anos.

A família Somera era formada por 12 irmãos, sendo oito homens e quatro mulheres. Em 1978, os irmãos conquistaram a primeira porção de terra, local esse onde hoje funciona o Campo Somerão.

Irmãos Jandir e Hildon Somera são apaixonados por futebol

“Quando compramos o nosso primeiro terreno em 1978, cercamos o sítio todo e construímos um curral para os bois. Nessa época eu tinha 17 anos e batalhamos, batalhamos e hoje temos bastante terra, bastante gado, bastante maquinário”, revelou Hildon Somera, de 66 anos.

SOMERÃO

Inspirado no Sport Clube Internacional e no estádio Beira Rio, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, os irmãos Jandir e Hildon não escondem a paixão pelo Colorado. A paixão é tanta, que eles construíram o Campo e fundaram o time Somerão Esporte Club para disputar campeonatos regionais.

“Não tinha nada pra fazer aos domingos, então porquê não fazer um campo de futebol? E assim começou essa paixão. Paixão minha e do Jandir, os outros irmãos não apoiavam nossa ideia. Eu e ele gastamos o que temos no bolso para construir esse espaço. Não terminamos ainda, mas graças a Deus está quase cem por cento”, explicou Hildon Somera.

O Campo Somera, que fica à beira da BR-364, foi destaque ao sediar a abertura do 29º Interdistrital de Esportes do município de Porto Velho na última sexta-feira (27), recepcionando os times e a população da região de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Nova Califórnia e Extrema. O campo foi cedido pelos irmãos que, apesar da idade, ainda revelam o espírito jovem com o sorriso no rosto.

Fonte: Oobservador

Postar um comentário

0 Comentários