Força Aérea dos EUA testa com sucesso míssil hipersônico problemático

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Força Aérea dos EUA testa com sucesso míssil hipersônico problemático

Programa havia sofrido atrasos por causa de "anomalias recentes nos testes de voo" - Reprodução/DVIDS.

Porto Velho, RO - A Força Aérea dos Estados Unidos realizou um teste bem-sucedido de seu problemático míssil hipersônico no fim de semana, um mês depois de anunciar que o programa havia sofrido atrasos por causa de “anomalias recentes nos testes de voo”.

A arma de resposta rápida lançada pelo ar foi liberada com sucesso em um bombardeiro B-52H na costa do Sul da Califórnia no sábado (14) e atingiu velocidades hipersônicas, anunciou a Força Aérea na segunda-feira (16), sem divulgar mais detalhes sobre o teste em si, como a duração do voo ou sua altitude.

“Esta foi uma grande conquista da equipe ARRW, para a empresa de armas e nossa Força Aérea”, disse o Brig. Gen. Heath Collins, oficial executivo do programa de armas da Força Aérea.

O ARRW é uma arma hipersônica que usa um foguete de reforço para acelerar o míssil a velocidades superiores a Mach 5, ou cinco vezes a velocidade do som. Um veículo de deslizamento hipersônico então se separa do booster e desliza em alta velocidade em direção ao seu alvo.

A Força Aérea enfrentou problemas com os testes do AGM-183ARRW no passado, e o programa sofreu três falhas nos testes de voo antes deste último sucesso. No mês passado, a Força Aérea disse que as anomalias dos testes de voo atrasaram o cronograma para a conclusão da arma. O primeiro teste completo do míssil e do foguete de reforço foi adiado para algum momento do próximo ano fiscal, que começa em outubro nos EUA.

Um dia antes deste teste, o secretário da Força Aérea, Frank Kendall, reconheceu os problemas que o programa ARRW encontrou.

“O programa não teve sucesso em pesquisa e desenvolvimento até agora”, disse Kendall ao Subcomitê de Apropriações da Câmara de Defesa. “Queremos ver a prova do sucesso antes de tomar a decisão sobre o compromisso com a produção, então vamos esperar para ver”.

O Pentágono colocou uma ênfase maior no desenvolvimento de armas hipersônicas depois que os legisladores ficaram preocupados com o fato de os EUA estarem ficando para trás dos programas chinês e russo.

No ano passado, a China testou com sucesso uma arma hipersônica que orbitava o globo antes de atingir seu alvo. Mais recentemente, a Rússia se tornou a primeira nação a usar armas hipersônicas na guerra quando lançou seus mísseis Iskander e Kinzhal na Ucrânia.

O Pentágono disse que a Rússia usou entre 10 e 12 armas hipersônicas desde o início de sua invasão da Ucrânia.

Em meados de março, os EUA testaram com sucesso seu Conceito de Arma Hipersônica de Respiração Aérea (HAWC), mas o mantiveram em silêncio para evitar tensões crescentes com a Rússia quando o presidente Joe Biden estava prestes a visitar a Europa.

O HAWC foi lançado de um bombardeiro B-52 na costa Oeste no primeiro teste bem sucedido do sistema Lockheed Martin. Um motor de reforço acelerou o míssil a alta velocidade, ponto em que o motor scramjet de respiração aérea acendeu e impulsionou o míssil a velocidades hipersônicas de Mach 5 e acima.

O teste ocorreu dias depois que a Rússia disse que usou seu próprio míssil hipersônico durante a invasão da Ucrânia, alegando que tinha como alvo um depósito de munição no Oeste do país.

Mesmo com o aumento do foco em armas hipersônicas, o secretário da Força Aérea pediu cautela sobre sua importância.

“O que queremos ver é qual é a combinação de armas mais econômica”, disse Kendall aos legisladores. “Certamente há um papel para os hipersônicos nisso, e precisamos investir nisso e adquiri-los em algumas quantidades, mas ainda há uma questão em aberto em minha mente sobre qual é a combinação mais econômica”.

Por Oren Liebermann

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários