1
Festival Delas encerra temporada com episódio sobre a mulher contemporânea

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Festival Delas encerra temporada com episódio sobre a mulher contemporânea

 
Nesta quarta-feira (25), às 19h30, o Festival Delas transmite ao vivo o seu quinto e último episódio da temporada. Com o tema "Mulher amazônida na contemporaneidade", a jornalista e empreendedora cultural Emilli Sousa recebe mulheres que representam a diversidade da região e exemplificam sua atuação na sociedade atual.
 
No debate, participam a atriz e transformista Renata Evans, a professora Rosângela Hilário, a empresária Taísa Arruda e a educadora social venezuelana Tânia Pacheco. O episódio conta ainda com a performance da atriz Andressa Silva e apresentação musical da cantora Laís Fernandes.
 
"Na semana passada explicamos em detalhes, com a colaboração da professora Nair Gurgel, quem é essa mulher amazônida. Aquela que nasceu aqui, a que veio de outros estados e países escrever sua história na nossa região e ainda, aquela que se identifica com a nossa cultura amazônica, independente de já ter vindo ou não por essas bandas. E é essa diversidade que teremos no palco do último episódio do nosso Festival", destaca Emilli Sousa.
 
Conheça as convidadas
 
Andressa Silva - Atriz
Performer, bailarina, escritora, produtora cultural e arte-educadora, é mulher amazônica natural de Porto Velho - RO, onde atua na cena teatral há mais de 10 anos. Como artista independente, através de sua obra "Vácuo", recebeu o prêmio de Melhor Performance de Rondônia no Festival Nacional: Elas por Elas, em 2019.
 
Laís Fernandes - Cantora
Possui mais de 13 anos de experiência em Porto Velho. Iniciou sua carreira cantando em bares, fazendo voz e violão. Hoje tem sua banda "Miss Holiday", fundada em 2009, com prestígio regional e shows em Porto Velho e cidades do interior do Estado. Participou de várias edições do projeto "Canta Mulher", promovido pelo Sesc Rondônia e também concursos musicais como "Ídolos", em São Paulo e "Você é show", na capital rondoniense. Com o tempo, realizou seu sonho de abrir o próprio negócio e proporcionar cultura, entretenimento e amor à música.
 
RENATA EVANS - atriz e transformista
A artista iniciou sua carreira nos anos 80, após alistamento no exército brasileiro. Morou na Itália por 23 anos onde integrou o movimento LGBTQIA+ italiano. Ficou em cartaz no Teatro Colosseo, em "Odore Della Vita". Hoje participa de ações e projetos vinculado a a comunidade Cidadã Livre - COMCIL.
 
Rosângela Hilário - professora da UNIR
Pós-doutora em educação pela faculdade de educação da Universidade São Paulo. Possui licenciatura em letras, graduação em comunicação social e jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes e mestrado em educação e políticas públicas. Membra da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes - ARL. Atualmente é professora do departamento de educação da Universidade Federal de Rondônia - UNIR
 
TAÍSA ARRUDA - empresária
Jornalista, especialista em jornalismo social pela PUC SP, atuou como comunicadora por 10 anos até reconhecer suas origens através da identificação com os cabelos naturais. Hoje é empresária,  especialista em cachos, com unidade de atendimento em Porto Velho e São Paulo.
 
TÂNIA PACHECO - educadora social venezuelana
Formada em recursos humanos com certificação em programação neurolinguística. No Brasil, começou como vendedora de comidas típicas venezuelanas até conquistar seu espaço. Atua hoje como educadora social do instituto Cáritas do Brasil, no projeto Orinoco, que apoia imigrantes venezuelanos, indígenas e pessoas em situação de rua.
 
Realização
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos - Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais pela Lei Federal 14.017/2020 Aldir Blanc.
 
Assista aos episódios anteriores
1º - Mulher na história da Amazônia: https://youtu.be/NlMZuJci6Kk
2º - Mulher Indígena - Identidade, visibilidade e território: https://youtu.be/U0JSA_i-jyw
3º - Negritude da mulher amazônida: https://youtu.be/n7gmD5cwKCU
4º - Mulheres e a identidade amazônica - https://youtu.be/-aXYtL_TWNk


FONTE: Emilli Sousa
Comunicadora / Atriz
(69) 9.8111-8550


Postar um comentário

0 Comentários