Políticas nacionais de trânsito, elaboração de projetos e formação continuada são temas discutidos em Encontro Pedagógico do Detran

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Políticas nacionais de trânsito, elaboração de projetos e formação continuada são temas discutidos em Encontro Pedagógico do Detran


Palestras sobre políticas nacionais de trânsito com ênfase no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito vêm sendo realizadas pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no município de Cacoal até esta sexta-feira, 25.

Servidores de 19 localidades que compõe o polo regional de Cacoal do Detran-RO estão participando do Encontro Pedagógico, políticas nacionais de trânsito, elaboração de projetos e formação continuada. O segundo dia foi realizado no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), situado na Rua São Paulo, 2745, Centro.

O encontro tem por objetivo a adequação dos projetos de educação da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) e apresentação e discussão de políticas nacionais de trânsito, elaboração de projetos e formação continuada que serão desenvolvidos no decorrer do ano de 2022 em todos os municípios do Estado de Rondônia.

O professor Sidinei Costa de Oliveira Rodrigues, ministrou palestra sobre políticas nacionais de trânsito com ênfase no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030 (Pnatrans) com determinações do Código de Trânsito Brasileiro e demais regulamentações referentes à educação de trânsito; apresentação de projetos “Educar Para Vida”; Formação Continuada e Monitoramento, Educação e Cidadania – Trânsito Seguro começa na Escola; elaboração de projetos e atividades práticas, como intervenção educativa, pit stop e ações performáticas.

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito está estruturado em seis pilares, sendo: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas; e Normatização e Fiscalização.

Em seguida a professora Gilceli Correia de Oliveira falou sobre elaboração de projetos levando em consideração a realidade de recurso material e humano de cada localidade, “não adianta fazer um projeto sobre educação nas escolas com fantoches, se na unidade do Detran daquela localidade não tiver um profissional capacitado para desenvolver essa atividade”, disse a professora.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Ruymar Pereira ressaltou a importância do Encontro Pedagógico, pois os servidores que trabalham com Educação para o Trânsito podem debater sobre os temas abordados, tirando dúvidas e ganhando conhecimento.

O diretor de educação disse ainda que trabalhar Educação para o Trânsito é uma missão difícil, pois exige atividades educativas de trânsito inovadoras que devem ser desenvolvidas levando em conta situações reais significativas e contextualizadas, que ativam a capacidade da pessoa se colocar no lugar do outro no trânsito.

“O respeito, a empatia, a solidariedade e a responsabilidade são elementos determinantes de transformação do comportamento do ser humano no trânsito”, afirmou Ruymar Pereira.

O Detran Rondônia segue o que determina o cronograma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre as campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2022, cujo tema é “Juntos Salvamos Vidas”. O Encontro Pedagógico encerra-se nesta sexta-feira (25) e no período de 29 de março a 04 de abril o encontro será realizado no polo de Ouro Preto do Oeste.


Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano /Dyego Zillig
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários