Porto Velho, RO — Ao ganhar o BBB 21, Juliette dedicou o prêmio à sua irmã, que morreu há 13 anos devido a um acidente vascular cerebral (AVC) provocado por um aneurisma no cérebro. Mais de uma década depois, em agosto do ano passado, a cantora foi confrontada novamente com a doença após exames de rotina indicarem uma suspeita de que ela teria um aneurisma no mesmo local.
“Quando eu saí (do exame), a médica já tinha reunido uma equipe de neurologistas e disse: ‘Você tem um aneurisma exatamente no mesmo lugar que a sua irmã teve’”, contou a ex-BBB em entrevista ao programa "Conversa com Bial", na última terça-feira.
A cantora recebeu o diagnóstico quando acompanhou a mãe em uma cirurgia, em São Paulo. Na ocasião, sua médica sugeriu que Juliette aproveitasse para fazer um “check-up”, e os exames identificaram o que os médicos acreditaram se tratar de um aneurisma cerebral.
Porém, quando foi realizar a operação, Juliette foi surpreendida ao acordar da anestesia com a notícia de que não foi encontrado um aneurisma, e que na verdade havia uma “formação atípica” (da artéria).
— As artérias de dentro do crânio costumam fazer muitas curvaturas, e podem ter algumas irregularidades em suas paredes que não são aneurismas, mas que os exames interpretam como se fosse — explica o neurocirurgião vascular Bruno Parente, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).
Saiba o que é o aneurisma cerebral, seus principais sintomas, causas e formas de tratamento:
O que é o aneurisma cerebral
Estima-se que 2% da população mundial tenha algum tipo de aneurisma, que é uma dilatação anormal de uma artéria do corpo que forma uma espécie de balão de sangue, que pode crescer de tamanho e se tornar cada vez mais frágil até se romper. Quando essa anomalia acontece no cérebro, o rompimento pode provocar um AVC e, em casos mais graves, uma hemorragia cerebral.
A maioria dos casos são assintomáticos, com a dilatação podendo ficar por anos no cérebro da pessoa sem que ela saiba. Geralmente, os sintomas aparecem apenas no momento em que o aneurisma se rompe. Nesse caso, os principais sinais são dores de cabeça muito fortes associadas à rigidez de nuca, náusea, vômitos e oscilação do nível de consciência.
Parente destaca que os diagnósticos têm sido identificados de maneira cada vez mais precoce, e o risco de rompimento é o que determina a gravidade do aneurisma.
Aqueles que têm o tamanho maior, superiores a 8 milímetros, o formato irregular e que sejam localizados em artérias mais finas têm um risco maior de ruptura. Já os que são regulares, menores que 5 milímetros e em artérias mais espessas apresentam risco menor.
— Quanto maior o risco, maior a chance do neurocirurgião indicar um tratamento. Em casos leves, pode ser indicado apenas o acompanhamento — diz o neurocirurgião.
Aneurisma cerebral
Estima-se que 2% da população mundial tenha algum tipo de aneurisma
1
O problema não tem causas específicas, mas a genética tem papel importante. Muitas vezes se relacina a uma malformação congênita das artérias
Artéria
cerebral
O QUE É
É uma espécie de bolsa que se forma em uma artéria do cérebro. Ela pode permanecer intacta e não acarretar nenhum problema. Entretanto, caso haja rompimento, provoca um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e pode levar até a morte.
2
O aneurisma ocorre quando a parede de uma artéria cerebral fica mais fina e frágil. Nesse local, uma pequena bolsa se forma
Aneurisma
3
A bolsa cresce com o tempo devido a pressão sanguínea e pode se romper a qualquer momento. O principal fator de risco é hipertensão
Aneurisma
rompido
Hemorragia
O leite materno continua a nos surpreender. Cada vez que consideramos ter informações mais que suficientes e cientificamente comprovadas ...
Nome Fantasia: NA MIRA DO POVO
E-mail: sitenamiradopovo@gmail.com
JORNALISTA RESPONSÁVEL DRT1209
0 Comentários