Com 80% do quadro funcional da Seduc, mulheres são destaque pela educação de crianças e adolescentes em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Com 80% do quadro funcional da Seduc, mulheres são destaque pela educação de crianças e adolescentes em Rondônia


Oitenta por cento dos servidores que trabalham na Secretaria de Estado da Educação é composto por mulheres


Porto Velho, RO - No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Uma data marcada historicamente por reivindicações por melhores condições de trabalho e vida, que ao longo do tempo tem mostrado a importância da mão de obra feminina em várias áreas da sociedade. 

No serviço público, no setor educacional, o Governo de Rondônia destaca a contribuição da força feminina para o fortalecimento no processo que compõe a educação, onde a mulher tem papel significativo.

O quadro de servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é composto por 80% de mulheres; que desenvolvem atividades em sala de aula, desempenham cargos públicos, funções administrativas e essenciais para a aprendizagem dos estudantes e na construção de uma sociedade futura.

A exemplo da servidora da Educação Claudilene Souza Nascimento, que possui licenciatura em Letras português, onde atuou lecionando por 12 anos em sala de aula, tanto na rede privada quanto na Rede Estadual de Ensino, estando hoje desempenhando funções administrativas na sede da Seduc, somando 19 anos contribuindo com a educação no Estado.


Servidora Claudilene Souza está há 19 anos contribuindo com a Educação no Estado

Claudilene tem dois filhos com idades de nove e 13 anos, que frequentam escolas da Rede Pública de Ensino. Conta que reconhece o empenho das mulheres para levar uma educação de qualidade e que influencia, de forma positiva, a vida de seus filhos, assim como dos que já foram seus alunos.

“Ser mãe, esposa, professora e acima de tudo, mulher, não é fácil; é difícil conciliar todas essas áreas da vida, mas a mulher tem uma força excepcional. Conseguimos com empatia e amor administrar nossas funções. É muito bom ver meu papel na sociedade ser reconhecido e o quanto mulheres como eu, são essenciais para o futuro.”

Outra profissional que também serve de inspiração para jovens e veteranas é a servidora Aline Portal Araújo, que é bióloga e pós-graduada em gestão de projetos e atualmente é chefe do Núcleo de Suporte e Sistemas.

Para Aline Portal, o protagonismo feminino é cada vez mais visto, onde mais mulheres têm ganhado espaço em várias áreas da sociedade.
 

Mulheres do Núcleo de Suporte e Sistemas são admiradas pelos colegas de trabalho

“Nossa equipe é formada quase toda por homens; aqui tem: eu e a Thaisa que é programadora, todos são muito profissionais reconhecendo o nosso trabalho, sou muito grata por isso. 
A tecnologia é uma área muito masculina e esse espaço que estamos ganhando é necessário, principalmente em setores que são dominados pelos homens, não para fins de competição, mas porque conseguimos desenvolver o mesmo trabalho com as mesmas competências”.

A professora Lene Reis, é uma defensora da Educação Inclusiva, tem com paixão por ensinar. Atualmente a educadora atua na Escola Tancredo Neves, onde desenvolve um trabalho com estudantes com necessidades educacionais especiais e alunos com Altas Habilidades/Superdotação. 

Com dedicação ao trabalho Lene Reis procurou mais conhecimento para oferecer maior qualidade aos seus estudantes, realizando pós graduação mestrado e por meio de formações ofertadas pela Seduc, conquistou o doutorado na área de Psicologia”.


Lene Reis é referência na área de educação especial

“A partir de 2008 realizei o projeto para a criação da sala de recursos multifuncionais dentro da Escola Tancredo Neves e a partir de então fiquei responsável, pois na época eu já tinha habilitação de educação especial. Em certo momento foi matriculada a primeira estudante com síndrome de down em nossa escola; nesse momento fui em busca de mais conhecimento nessa área da Educação Inclusiva. Quando vi que aquele conhecimento que eu estava adquirindo dava resultado foi muito gratificante.”

Hoje a professora é referência na área de educação especial, onde já realizou palestras pelo Brasil e em outros países. “Nós professores temos uma missão, onde transformamos vidas”. concluiu Lene Reis.

Fonte: Governo do Estado de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários