Em nome do superintendente Jobson Bandeira, a coordenadora do PAB falou sobre a importância da feira
Um evento que propiciou o intercâmbio entre artesãos de todo o estado de Rondônia, gerando receita e renda para esses profissionais, entre os dias 20 e 22 de novembro. Assim foi definida a edição 2021 da Exposição de Artesanatos e Trabalhos Manuais de Rolim de Moura, que teve um grande sucesso.
Promovida pela prefeitura de Rolim de Moura em parceria com o Governo de Rondônia através da Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, a exposição aconteceu na praça Durvalino de Oliveira, localizada no centro de Rolim de Moura. Ao todo 30 artesãos, sendo metade deles da cidade de Rolim de Moura, tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, comprarem e venderem artes, além de interagirem, através de seus artesanatos, com a comunidade local, que compareceu de forma expressiva ao evento.
Segundo a artesã da cidade de Ji-Paraná, Gleisimar Lima Silva, a realização desse evento se destacou por conta de organização e estrutura disponibilizada, tanto à comunidade, quanto aos artesãos presentes. “Agradeço a equipe da Sejucel pela feira maravilhosa que tivemos em Rolim de Moura. Espero mais feiras como esta no ano seguinte, bem organizada e com vendas certas. Muito obrigada de coração a todos os envolvidos neste evento”, disse Gleisimar Lima Silva.
VALORIZAÇÃO
De acordo com o secretário de cultura da cidade de Rolim de Moura, Bruno Gulbert, a exposição de artesãos foi de grande importância para a valorização do setor na região. Ainda segundo ele, a parceria fornecida pela Sejucel foi de apoio para que tudo ocorresse de forma plena.
“O governador Marcos Rocha e o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, apoiam o evento que fomentou a produção artesanal e deixa a cada ano um novo legado em Rolim de Moura. Foram muitos produtos expostos e vendidos, além da interação entre os artesãos que é de um valor incomensurável”, destacou Bruno Gulbert.
Para a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB/RO), Anatália Mendes, a feira superou as expectativas, principalmente por acontecer em um período chuvoso e durante um momento em que a pandemia ainda é um fator de preocupação. “O evento foi um sucesso. Todas a medidas necessárias para que os artesãos e comunidade pudessem participar da feira foram tomadas com o objetivo de evitar a proliferação da covid-19. Reduzimos o número de expositores, certificamos os espaçamentos entre os stands, além do uso de máscara. Ao final o saldo foi positivo por aquecer o setor”, finalizou Anatália Mendes.
Fonte
Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Hermes Rafael
Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários