Porto Velho, RO - No último domingo (17), o governo de Rondônia, por meio da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), recebeu 25 ventiladores pulmonares, sendo 20 de leito e cinco de transporte usados em ambulâncias, que foram enviados pelo Ministério da Saúde para reforçar o combate à Covid-19 no Estado.
Em coletiva nesta segunda-feira (18), o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, agradeceu a parceria entre o governo estadual e federal no enfrentamento à pandemia.
“O governador Marcos Rocha está em constante contato com o presidente Bolsonaro, para conseguir reforço para Rondônia, e essa doação é fruto dessa parceria associada ao emprenho da deputada Mariana Carvalho, que vem auxiliando bastante. Estamos muito felizes com essa doação”, destacou Fernando Máximo.
Os ventiladores pulmonares são de extrema importância, pois dão total suporte ao paciente quando os órgãos vitais são prejudicados comprometendo a respiração. Em outras palavras, o ventilador pulmonar substitui a respiração humana, mantendo o organismo ativo.
AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS
O governo do Estado aguarda ainda a chegada de mais 30 ventiladores pulmonares, comprados em março de 2020, e 200 bombas de infusão, de tecnologia alemã, usadas na aplicação dos medicamentos em pacientes internados.
“Antes da confirmação dos primeiros casos, a Sesau se antecipou montando estratégias e comprando estes equipamentos que hoje, além de escassos, demoram muito a chegar, devido aos trâmites para aquisição. Estamos trabalhando frente à pandemia em busca da diminuição dos casos”, concluiu o secretário.
CEMETRON
Dentro do planejamento antecipado da Sesau, para ampliação de leitos no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), que é a referência hospitalar estadual, para pacientes com o novo coronavírus, o Estado fez a aquisição também de 44 equipamentos entre eles: ventiladores pulmonares mecânicos, cardioversores, monitores e leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para suporte à vida. Estes aparelhos foram entregues no mês de março.
Fonte: Secom
0 Comentários