Comdema aprova Plano de Aplicação do Fundo de Defesa do Meio Ambiente

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Comdema aprova Plano de Aplicação do Fundo de Defesa do Meio Ambiente

Comdema aprova Plano de Aplicação do Fundo de Defesa do Meio Ambiente
Porto Velho, RO - O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizou sua primeira reunião ordinária, no formato virtual. Os membros se reúnem ordinariamente uma vez por mês, e extraordinariamente, quando convocado pelo presidente ou por metade de seus membros titulares. Devido a pandemia e necessidade de distanciamento social, as atividades haviam sido suspensas, mas agora retomadas diante da importância do órgão.

Nesta ordinária, foram realizados diversos encaminhamentos sobre a prestação de contas referentes ao exercício de 2019 e ainda feita a aprovação do Plano de Aplicação do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente para o ano de 2020.

Segundo Álvaro Mendonça, secretário municipal de Integração e presidente do Comdema, o conselho tem buscado utilizar todas as ferramentas de comunicação disponíveis, para garantir que suas atividades tenham continuidade, durante esse período de pandemia. Ele enfatiza que o Comdema tem papel fundamental na formulação da política ambiental do município de Porto Velho e, portanto, deve-se garantir a continuidade de sua atuação.

“Através do funcionamento dele, e da secretaria, garantimos o andamento dos processos de licenciamento das empresas instaladas no município ajudando no fomento à economia local. E entendemos que, neste momento, é importante preservar a saúde de todos os membros, e para isto adotamos plataformas virtuais para que deliberações aconteçam. Portanto, quero agradecer o empenho de todos”, declarou.

Já sobre o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o presidente do Comdema, destacou que os recursos dele serão aplicados na execução de projetos e atividades que visem ações de controle, fiscalização e defesa do meio ambiente, exercidas pelo Poder Público Municipal.

“São planos, programas, projetos e ações, governamentais ou não governamentais que visem a proteção, recuperação ou estímulo ao uso sustentável dos recursos naturais no Município, mas tudo passa pela aprovação do conselho”, enfatizou.

Álvaro Mendonça pontuou também que, através do Comdema, e atendendo determinações do prefeito Hildon Chaves, o Município tem desenvolvido ações destinadas a uma adequada gestão dos recursos naturais, incluindo a manutenção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, de forma a garantir um desenvolvimento integrado e a elevação da qualidade de vida da população da capital rondoniense.

Ainda sobre a reunião ordinária, houve também a apresentação e aprovação da agenda extraordinária para que o órgão possa retomar sua programação normal. “Assim colocaremos em dia os julgamentos de segunda instância dos processos de multas oriundas da fiscalização ambiental”, observou o vice-presidente do Comdema e subsecretário de Meio Ambiente, Alexandro Miranda.

Participaram da reunião ordinária, Luiz Claudio Tamborim Júnior, representando a Semagric; Thiago Castro de Oliveira, do Crea; Adonildo Menezes de Lima, representando a Associação Rondoniense dos Engenheiros Ambientais (Area); Paulo Moreira, do Simpi; Maricelia Messias Cantanhede dos Santos, da Faculdade São Lucas; Rafael Ranconi Bezerra, da Sempog; José Soares de Souza, da CDL; Isabela Esteves Cury Coutinho, da Unir; Alexandro Miranda Pincer, vice-presidente do Comdema e o secretário executivo do órgão, Yaylley Coelho Jezini.




Fonte: Comdecom

Postar um comentário

0 Comentários