A produção de veículos no Brasil fechou com alta de 25,2% em 2017, informou nesta sexta-feira (5) a associação das montadoras (Anfavea). No total, foram 2.699.672 unidades feitas no ano, contra 2.156.356 veículos em 2016.
O desempenho encerra 3 anos seguidos de queda na produção de veículos brasileira e a alta foi puxada pelas exportações que marcaram o recorde histórico neste ano.
"É um número a se comemorar, mas a capacidade ociosa da indústria ainda é levada. Em caminhões, está perto de 75%", afirma Antonio Megale, presidente da Anfavea.
Produção de veículos novos no Brasil
Em unidades
Unidades2012201320142015201620172.000k2.250k2.500k2.750k3.000k3.250k3.500k3.750k4.000k
2015
● : 2.429.421
Fonte: Anfavea
De janeiro a dezembro de 2017, as montadoras enviaram 762.033 veículos para fora do país, um crescimento de 46,5%, quando comparado às 520.137 unidades de 2016. Até então, o melhor ano em exportações era 2005, com 724.163 mil unidades no total.
"Estamos em uma fase muito positiva do ponto de vista da exportação, e isso nos ajudou bastante. Existe uma preocupação grande das empresas em exportar e o país está contribuindo com acordos. Finalmente, o acordo com a Colômbia aconteceu", afirma Antonio Megale, presidente da Anfavea.
O alto volume de exportações fez a produção aumentar mais que as vendas internas no Brasil, que subiram 9% em 2017, após 4 anos seguidos de quedas.
Exportação de veículos no Brasil
Em unidades
Unidades2005200620072008200920102011201220132014201520162017300k400k500k600k700k800k
2012
● : 444.028
Fonte: Anfavea
Empregos
O nível de empregos na indústria automotiva apresentou leve alta em dezembro de 2017, com 126.696 contratados, alta de 4,6% na comparação com dezembro de 2016, quando as montadoras empregavam 121.178 pessoas.
No final de dezembro, 1.885 trabalhadores estavam afastados das atividades, sendo 949 em lay-off e 936 em PSE.
"Em março de 2016, tínhamos 38 mil pessoas em PSE e lay off. O que mostra a importância destes programas na questão de flexibilidade. Os postos de trabalho foram preservados", explica Antonio Megale.
Híbridos e elétricos
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Híbridos e elétricos começam a crescer no Brasil (Foto: Thomas Peter/Reuters)
Apesar de ainda pouco populares no Brasil, os veículos híbridos tiveram um 3.296 emplacamentos em 2017, batendo o recorde histórico.
"Embora não seja um número muito grande, é três vezes o número do ano anterior", aponta Antonio Megale, presidente da Anfavea.
Previsões
Para 2018, a entidade prevê um crescimento de 13,2% para a produção, o que faria as montadoras produzirem 3,5 milhões de unidades no ano. Para emplacamentos, a expectativa é de atingir 2,5 milhões de unidades, um crescimento de 11,7%, enquanto as exportações devem subir 5%, chegando a 800 mil unidades.
No final de dezembro, 1.885 trabalhadores estavam afastados das atividades, sendo 949 em lay-off e 936 em PSE.
"Em março de 2016, tínhamos 38 mil pessoas em PSE e lay off. O que mostra a importância destes programas na questão de flexibilidade. Os postos de trabalho foram preservados", explica Antonio Megale.
Híbridos e elétricos
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Híbridos e elétricos começam a crescer no Brasil (Foto: Thomas Peter/Reuters)
Apesar de ainda pouco populares no Brasil, os veículos híbridos tiveram um 3.296 emplacamentos em 2017, batendo o recorde histórico.
"Embora não seja um número muito grande, é três vezes o número do ano anterior", aponta Antonio Megale, presidente da Anfavea.
Previsões
Para 2018, a entidade prevê um crescimento de 13,2% para a produção, o que faria as montadoras produzirem 3,5 milhões de unidades no ano. Para emplacamentos, a expectativa é de atingir 2,5 milhões de unidades, um crescimento de 11,7%, enquanto as exportações devem subir 5%, chegando a 800 mil unidades.
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