Header Ads

Jair Montes chama atenção do Ministério da Saúde para envio de mais vacinas a Rondônia


Na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (01), o deputado Jair Montes (Avante) comentou o pronunciamento do colega deputado Adelino Follador (DEM) que destacou o relatório da Controladoria Geral da União (CGU), apontando estado Rondônia como campeão em números de mortos, vítimas da Covid-19.

“A Assembleia tem feito seu papel, o seu trabalho, o presidente Alex Redano (PRB), juntamente com outros deputados, inclusive eu, estivemos em Brasília com o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cobrando mais vacinas para Rondônia”, ressaltou Jair Montes.

O parlamentar citou o período em que o estado do Amazonas passou pelo pico da pandemia e comparou os índices de afetados pelo Coronavírus registrados em Manaus e na Europa. Segundo ele, quando os números sobem na capital amazonense, também sobem nos países europeus.

“Mas naquele momento, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, esteve lá no Amazonas e ajudou Manaus em todos os quesitos, desde leito, oxigênio e o mais importante, colocou uma quantidade de vacinas bem maior para poder cessar na questão de intubações e óbitos. Agora pergunto, o que fizeram por Rondônia? Absolutamente nada. Infelizmente, Rondônia tem sido um estado discriminado. O estado do Acre, que não chega a 800 mil habitantes, recebe mais doses de vacinas que Rondônia”, argumentou o deputado.

Segundo Jair Montes, a situação foi denunciada e, de acordo com o deputado, o Ministério Público Federal entrou com ação para que o Ministério da Saúde encaminhe mais vacinas para Rondônia.

“E sobre isso posso dizer que a bancada federal de Rondônia não tem culpa, pois pude ver que eles também têm cobrado lá em Brasília. Lamentavelmente trata-se de ingerência do Ministério da Saúde, e em todos os sentidos. E não adianta culparmos o governador Marcos Rocha, nem o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, o Governo de Rondônia tem feito a sua parte e muito bem-feita, mas se não tiver apoio da União, esquece”, declarou o deputado.

O parlamentar concluiu reforçando o lugar de destaque que Rondônia ocupa como líder no número de mortos pela Covid-19 e voltou a falar que o Ministério da Saúde precisa, urgentemente, fazer aquilo que é de sua competência.

“Ter vergonha na cara e começar a encaminhar aquilo que é de direito do nosso estado. Rondônia não pede favor ao Ministério da Saúde, é uma obrigação deles e do Governo Federal encaminhar essas doses para o estado de Rondônia”, ressaltou Montes.

E ainda sobre vacinas, o deputado citou a Prefeitura de Porto Velho que já está vacinando adultos de 40 anos com comorbidades. Segundo o parlamentar, a vacinação na capital estaria avançada por estar tendo privilégios com relação a outros municípios.

“A vacina da Pfizer só vem para Porto Velho, por necessitar de um armazenamento resfriado a 70 graus negativos, algo que o interior não tem condições. Sendo assim, as quantidades de 4 mil, 5 mil que vinham não eram distribuídas para os 52 municípios, ficava só na capital”, enfatizou Jair Montes.

SEDUC

Ainda em seu pronunciamento, o deputado comentou ter visitado o secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Suamy Lacerda Abreu, a quem o deputado parabenizou pela sua atuação à frente da pasta.

“Eu já ouvi alguns amigos parlamentares criticando o trabalho do secretário, mas posso afirmar que o Suamy é um secretário desprovido de vaidade e muito eficiente. Ele assumiu uma pasta com um dos maiores recursos, mas não se escuta falar em corrupção naquela secretaria. Hoje, os recursos antes, de forma desnecessária gastos com convênios, são repassados para reformas de escolas, para compra de equipamentos, para que em breve, os alunos voltem a estudar e com isso, possamos crescer no Ideb, que é o nosso sonho”, disse o deputado.

Jair Montes concluiu informando que o secretário da Seduc confirmou para o próximo dia 7 de junho, a licitação para a 238 cargos de vigilantes que atuarão em 129 escolas públicas estaduais.

“São vigilantes presenciais que com certeza, garantirão que os roubos e furtos sofridos por estas vão acabar. Esse foi um pedido nosso, e eu agradeço ao governador por ter nos atendido. Agradeço e parabenizo também, a classe de vigilantes do nosso Estado”, encerrou o deputado.


Texto: Juliana Martins-ALE/RO
Foto: Diego Queiroz-ALE/RO
Jair Montes chama atenção do Ministério da Saúde para envio de mais vacinas a Rondônia Jair Montes chama atenção do Ministério da Saúde para envio de mais vacinas a Rondônia Reviewed by Adm on quarta-feira, junho 02, 2021 Rating: 5

Recent Posts

Recent