1
Ministério da Saúde envia a 21ª remessa de imunizantes contra a covid-19 para Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Ministério da Saúde envia a 21ª remessa de imunizantes contra a covid-19 para Rondônia



O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu nesta quinta-feira (13), na Central Estadual da Rede de Frio, em Porto Velho, a 21ª remessa de doses de vacinas contra a covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Desta vez, foram entregues 27.700 mil doses de vacinas, sendo 15.200 doses da Coronavac e 12.500 da AstraZeneca, que serão destinadas às Regionais de Saúde, distribuídas aos municípios do Estado de Rondônia.

O público-alvo específico para esta remessa, são pessoas de 65 a 69 anos, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Conforme o mapa de distribuição da Agevisa, desse total serão enviados 6.340 para Ji-Paraná; 3.100 para Cacoal; 2.490 para Vilhena; 3.970 para Ariquemes; 3.000 para Rolim de Moura e 8.800 para Porto Velho.

Conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agevisa informou as Regionais de Saúde e secretarias municipais sobre a interrupção temporária da imunização em gestantes e puérperas com a vacina da AstraZeneca.

O diretor-executivo da Agevisa, Edilson Silva, explicou que “adicionalmente, orienta-se a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. A vacinação com comorbidades deve prosseguir com as demais vacinas contra a covid-19 em uso no Estado, ou seja, Coronavac e Pfizer”.

Ainda, Edilson ressaltou que para a vacinação de gestantes com comorbidades deverá ser comprovado junto à comissão de risco, por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.

“Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose, orientações serão detalhadas mediante nota técnica pelo Plano Nacional de Imunização (PNI)”, finalizou.

O coordenador Estadual de Imunização, Ivo Barbosa, explicou que a remessa “será para completar o esquema vacinal de quem está aguardando, além de atender o público-alvo específico. A partir desta sexta-feira (14), as doses já serão distribuídas aos 52 municípios. Caso seja preciso mais imunizantes, terão que justificar o pedido e estaremos comunicando ao Ministério da Saúde”.

VACINAS RECEBIDAS

Com a chegada da 21ª remessa de vacinas, o Estado de Rondônia já recebeu até o momento 520.358 doses, sendo:
Coronavac: 298.308;
AstraZeneca: 210.350;
Pfizer: 11.700


Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários