Header Ads

Seduc intensifica a formação de profissionais da Zona da Mata para o uso de tecnologias digitais na educação



O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) de Rolim de Moura, realiza formações para os profissionais da Educação, desde o início da pandemia, com o intuito de preparar os professores para o uso seguro das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdic) na educação.

Só no ano de 2020 foram 2.516 profissionais da Educação capacitados e em 2021, até o momento 731. Entre as formações no ano de 2020 estão: Cisco Webex (Meeting), Cisco Webex (training), excel, geogebra, google classrom – extensão addto, google forms, google meet, grupo whastApp-criar/comp, G-suite: e-mail institucional, kahoot nearpod, lives – cisco webex e youtube, padlet, PowerPoint. Em 2021: Google Classroom, E-Book, Google Forms, Workspace e e-mail institucional, Youtube e Cisco Webex.

De acordo com a equipe do NTE, as formações já aconteciam no ensino presencial, mesmo antes da pandemia. “A finalidade é garantir formações de qualidade para profissionais da Educação, aproximando-os da tecnologia e assim utilizar as ferramentas nas metodologias pedagógicas. As formações acontecem em conjunto com a Seduc”, explicou a professora Ivani Guimarães.

A professora pontua ainda que por conta da suspensão do ensino presencial, houve uma aceleração em razão da urgência.

Cada Núcleo de Tecnologia, com sua equipe trabalharam incansavelmente em formações continuadas para capacitar os professores no uso das tecnologias digitais e sua aplicabilidade pedagógica na realização do ensino remoto.

O NTE de Rolim de Moura, atende a Regional do município e Alta Floresta do Oeste, ao todo 28 unidades escolares. Os menus de formação estão à disposição para agendamento, sendo necessário que o gestor acesse o link do formulário e agende a formação necessária aos profissionais da escola.

Além disso, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Rolim de Moura, incentiva constantemente os gestores para que aproveitem esse período e invistam na formação de sua equipe. Mesmo em situação de retorno, as Tdics sempre farão parte do ensino e da aprendizagem, conforme previsto na BNCC e no Referencial Curricular do Estado de Rondônia.

“Em nome de toda a equipe do NTE, agradecermos ao governador, coronel Marcos Rocha e ao secretário de Educação Suamy Vivecananda, por acreditarem que o futuro se constrói acreditando em uma educação de qualidade e estarem neste período investindo no aparelhamento das escolas com a aquisição e distribuição de equipamentos tecnológicos” finalizou a coordenadora Regional de Educação (CRE) na Zona da Mata, professora Rita Degam.


Texto: Ivani Guimarães e Ricardo Barros
Fotos: Ivani Guimarães
Secom - Governo de Rondônia
Seduc intensifica a formação de profissionais da Zona da Mata para o uso de tecnologias digitais na educação Seduc intensifica a formação de profissionais da Zona da Mata para o uso de tecnologias digitais na educação Reviewed by Adm on terça-feira, abril 13, 2021 Rating: 5

Recent Posts

Recent