“Rondônia é um estado sustentado pelo homem do campo”, declara deputado Jair Montes ao defender produtores rurais

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

“Rondônia é um estado sustentado pelo homem do campo”, declara deputado Jair Montes ao defender produtores rurais



O deputado Jair Montes (Avante), na sessão desta terça-feira (06), iniciou seu discurso destacando as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos pequenos produtores rurais e pela agricultura familiar de forma geral. Segundo ele, “Rondônia é um estado que é sustentado pelo homem do campo”.

O parlamentar citou a indicação, de sua autoria, referente a falta de fomento que o Governo deveria, segundo ele, estar oferecendo ao trabalhador rural que trabalha com a produção da mandioca no estado.

“Hoje estamos trazendo mandioca do Cruzeiro do Sul porque aqui não tem mais, está acabando pela falta de incentivo que não existe mais e isso é muito grave. Vai chegar um tempo, por exemplo, que Rondônia não terá mais 22 milhões de cabeça de gado como hoje. Com isso, começará a faltar leite, queijo, a manteiga, enfim. E comprar de fora fica caro para nós, e tudo isso por falta de incentivo”, destacou Jair Montes.

O deputado disse que está “na hora do governador Marcos Rocha abrir os olhos”. Para o parlamentar, na pandemia, secretário que quer trabalhar em home office “tem que ser exonerado”.

“Secretário tem que estar no campo e ir trabalhar. Apesar de ver a boa vontade do governador, tem alguma coisa errada, muitos secretários mentem para o governador. Essa Casa é a maior autoridade das instituições que tem nesse estado. Ou tomamos para nós a responsabilidade de sermos deputados, ou pedimos para ir para casa também. Não adianta só ficar falando, temos que tomar posicionamentos e atitudes”, enfatizou o parlamentar.

Jair Montes se dirigiu ao presidente Alex Redano e solicitou que seja montada, de forma urgente, a comissão que investigará as questões do leito e reduções de valores prejudicando os trabalhadores.

Energisa

O deputado também trouxe à pauta questões referentes à Energisa que, segundo Jair Montes, continua constrangendo e humilhando os consumidores. O parlamentar destacou que existe uma lei estadual que a empresa de distribuição de energia elétrica não estaria respeitando.

“Para retirar e fazer vistoria nos medidores é necessário enviar, via Correios, uma notificação prévia com 15 dias de antecedência, informando data e hora de quando será feita a inspeção do relógio. Então vou colocar esta questão em pauta e peço o apoio de todos os deputados para esse projeto coletivo para lutarmos contra esses constrangimentos provocados pela Energisa”, pontuou o deputado.

Vacinação

Jair Montes citou que Rondônia é o 5º estado que menos vacina contra o Coronavírus, onde, segundo ele, as doses de imunização não chegam.

“Acredito que tenha algo errado, porque o governador Marcos Rocha diz ser amigo do presidente Jair Bolsonaro. Para mim o Bolsonaro não está sendo amigo do governador e nem e Rondônia. O governador diz que agora o Estado é um Governo municipalista, mas se é para ser assim, tem que colocar recurso para as prefeituras do interior que precisam aplicar tanto em asfalto como em recuperação de estradas. Faço essa cobrança ao governador, além de trabalhar pelas estradas estaduais, trabalhar também pelas estradas municipais que não têm condições de executarem essas obras. Vale lembrar que quem manda é o governador, secretário tem apenas que cumprir missão dada pelo chefe do Executivo”, concluiu o deputado.


Texto: Juliana Martins-ALE/RO
Foto: Diego Queiroz-ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários