No Dia da Língua Brasileira de Sinais, Governo de Rondônia busca maior conscientização sobre a inclusão social dos surdos

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

No Dia da Língua Brasileira de Sinais, Governo de Rondônia busca maior conscientização sobre a inclusão social dos surdos



Neste 24 de abril, quando é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme a Lei nº 10.436/02, que reconhece sua importância para a vida desta parcela da população surda do País, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) busca maior conscientização sobre esse sistema linguístico com a proposta de demonstrar sua importância para a inclusão social de surdos, e por compreender que a utilização da Libras é imprescindível para quem a usa como método de comunicação linguística no cotidiano. De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 9,7 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência auditiva.

A Língua Brasileira de Sinais, como a própria denominação define, é composta por gestos e expressões que traduzem um significado aos seus interlocutores, configurando um ato linguístico de comunicação acessível e inclusiva para as pessoas surdas que dela necessitam nas interações sociais. Utilizado como instrumento de transmissão de mensagens, esse sistema possui natureza visual-motora e uma estrutura gramatical própria.

Igualmente à língua portuguesa oralizada, a língua de sinais possui distinções em relação aos outros países, ou seja, cada País tem a sua língua de sinais. Apesar de possibilitar a comunicação das pessoas surdas ou não surdas, o estudo da Libras ainda não está disseminado ao ponto dessa linguagem ser compreendida por uma parcela significativa da sociedade, mostrando assim uma barreira a ser vencida para melhor interação social.

Esta data visa demonstrar a importância da aprendizagem da Libras a fim de ampliar a cognição linguística da sociedade brasileira que não sejam apenas pessoas com deficiência, possibilitando, dessa forma, a acessibilidade comunicativa com as pessoas surdas oralizadas, sinalizadas ou bilíngues.

Diante da diversidade presente na comunidade surda, nem todos os surdos utilizam a Libras, até porque existem graus diferentes de surdez, que são leve, moderado, severo e profundo. Mas, sem dúvida, sua utilização é de extrema importância para parte significativa dessa comunidade sendo a língua natural de muitos surdos.


Texto: Veronilda Lima
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários