Governo de Rondônia distribui mais de 5 mil doses da vacina contra a gripe para a Região do Café

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Governo de Rondônia distribui mais de 5 mil doses da vacina contra a gripe para a Região do Café



O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) fez a distribuição dos imunizantes que fazem parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2021 aos 52 municípios rondonienses. A vacina protege contra três tipos de vírus: o Influenza A (H1N1 e H3N2) e o Influenza B. Em Cacoal, a vacinação já está disponível para grupos prioritários nas unidades básicas de saúde. Nesta primeira etapa foram distribuídas 5.120 doses aos municípios da Região do Café, sendo 2.710 para atender Cacoal.

Vale ressaltar que na vacinação contra a gripe, fazem parte do grupo prioritário crianças com idades entre seis meses e seis anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde e também povos indígenas. Essa divisão é feita para distinguir a imunização contra a covid-19, que vem sendo realizada. Em todo o Brasil, conforme meta do Ministério da Saúde, 25% da população deve ser imunizada apenas nesta primeira etapa da campanha contra a gripe.

Idosos com mais de 60 anos e professores devem ser os próximos a serem imunizados. Na sequencia será a vez dos integrantes das forças de segurança e salvamento, além de pessoas com comorbidades, trabalhadores de transporte coletivo, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e pessoas privadas de liberdade.

Em todo o estado de Rondônia, a aplicação da vacina é coordenada pelas secretarias municipais de Saúde. Para a vacinação, é importante levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinas.

COVID-19

Com duas campanhas de vacinação acontecendo simultaneamente, de gripe e covid-19, a orientação é que seja priorizada a vacinação contra o novo coronavírus. O Governo alerta ainda que deve ser respeitado um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra a covid-19 e a vacinação contra a gripe.

“Em um momento de sobrecarga no sistema de saúde, a vacinação contra a gripe se torna ainda mais relevante para aliviar esse cenário. Com a imunização, é possível reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações”, destacou a gerente regional de Saúde do Governo de Rondônia, Rita de Cássia Nonato.


Texto: Giliane Perin
Fotos: Daiane Mendonça e Prefeitura Municipal de Cacoal
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários