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Detran Rondônia investe em modernização tecnológica para otimizar atendimento aos usuários do serviço



O Governo de Rondônia, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), investiu em modernização tecnológica de softwares, ferramentas e equipamentos para facilitar o acesso ao atendimento ao público, especialmente, durante o período de Isolamento Social Controlado. De acordo com o órgão, a mudança vem otimizando os serviços aos usuários, além de contribuir na eficiência e economicidade do trabalho oferecido.

Tendo em vista a disponibilidade encontrada nos recursos tecnológicos, a cada dia, o departamento vem aprimorando sua forma de atendimento. Conforme o órgão, no mês de março deste ano, foi investido R$ 396 mil na aquisição de 152 tablets, dos quais, 72 dispositivos foram destinados à Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e outros 80 para a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet).

Os equipamentos auxiliam nas ações educativas e de orientação desempenhadas pelos profissionais durante seus trabalhos. Além desse investimento, também foram implantados tablets nas unidades estaduais dos municípios como medida de facilitar aos candidatos que fazem a prova teórica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a tecnologia, o exame passou a ser feito eletronicamente, cujo resultado é obtido de maneira ágil.

Nessa mesma ação, as unidades do Detran, com o incentivo do Poder Executivo, contaram com a inserção do reconhecimento biométrico por sistema eletrônico. Antes de realizar a avaliação, os candidatos devem utilizar o leitor digital denominado Live Finger Detection para serem identificados, o que reduz a possibilidade de fraude no momento da prova.

Durante o período de isolamento social, os usuários do sistema passaram ainda a contar com novas modalidades de serviços para obter informações e documentos do motorista ou do veículo. A exemplo disso, a disponibilidade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), na qual, não há mais necessidade de ser impresso em papel-moeda, podendo ser baixado no próprio celular e utilizado eletronicamente, ou, impresso em casa, em folha A4. O departamento dispõe também de outros recursos tecnológicos e suas vantagens ao aderir este tipo de atendimento, como no fornecimento da Carteira Nacional de Habilitação em formato digital.

APLICATIVO

Assim como a CRLV-e, através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível em Android e IOS, aqueles que optarem em ter a CNH Digital podem contar com o serviço oferecido no software. O documento é 100% virtual e tem validade a nível nacional.

AGENDAMENTO ONLINE

O “Agendamento Online” é outro meio disponibilizado aos cidadãos, evitando aglomerações desnecessárias que possam prejudicar a saúde das pessoas, a fim de facilitar a realização de diversos atendimentos. O usuário deve entrar no portal oficial do Detran Rondônia e clicar em um banner na parte superior da página principal (home). Lá, ele irá agendar seu atendimento e selecionar localidade e data, depois escolher o tipo de serviço que necessita.

Além deste efeito, outro ícone com o nome de “Meus Atendimentos”, localizado no lado posterior, registra todos os pedidos solicitados pelo usuário, podendo ser alterado ou cancelado se for preciso pelo mesmo. A ação do “Agendamento Online”, tem por finalidade também apoiar pessoas que não têm acesso à internet, e não conseguem solucionar eventuais problemas por meio digital, possibilitando ir a um posto do Detran/RO usar dos serviços presencialmente.

CARTA DE SERVIÇOS ONLINE

Para orientar o passo a passo dos serviços prestados pela autarquia estadual, foi disponibilizada a Carta de Serviços Online aos cidadãos rondonienses. Por meio deste documento, os usurários têm em mãos informações de como ter acesso e os procedimentos de atendimentos estabelecidos pelo órgão público, a fim de facilitar o andamento do trabalho.

USO DE PLATAFORMAS

Tanto para à formação de novos condutores, quanto a promoção de cursos e videoconferências realizadas no dia a dia dos servidores, a autarquia adotou duas principais plataformas digitais como comunicação remota durante o período pandêmico. A primeira, denominada BigBlueButton, tendo seu diferencial pelo sistema de reconhecimento facial antes de começar os encontros online, e o software Moodle, ambos ligados ao sistema “DetranNet”.

Segundo o departamento, a aplicação desses recursos puderam facilitar e dar segurança às pessoas que fizessem o uso do serviço, aliando à agilidade no atendimento prestado pelo órgão. Atualmente, são oferecidos cursos de capacitação técnico-teórica, de forma remota, para servidores e à comunidade em geral. Para mais informações, os interessados devem consultar o site oficial: www.detran.ro.gov.br


Texto: Jackson Vicente
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia
Detran Rondônia investe em modernização tecnológica para otimizar atendimento aos usuários do serviço Detran Rondônia investe em modernização tecnológica para otimizar atendimento aos usuários do serviço Reviewed by Adm on quarta-feira, abril 07, 2021 Rating: 5

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