Vereador Fogaça conhece Superintendência Distrital e destaca importância de serviços para o Município

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Vereador Fogaça conhece Superintendência Distrital e destaca importância de serviços para o Município



Porto Velho, Rondônia - O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) esteve hoje na Superintendência Municipal de Desenvolvimento Distrital de Porto Velho, com o Superintendente advogado Vinicius Miguel e conheceu um pouco das atribuições e do trabalho que ela vem realizando desde que foi criada em 1º de janeiro pelo prefeito Hildon Chaves.


Segundo o vereador, mesmo não tendo o status de uma secretaria, sua criação é algo a ser destacado não somente pelo que já realizou, mas, sobretudo, sobre algo que nunca ocorreu nesses mais de 100 anos da capital: a integração dos distritos ribeirinhos, e rurais com a sede do Município.

“Nessas chamadas regiões da Ponta do Abunã e Baixo Madeira há um contingente populacional que é superior à de vários municípios de Rondônia. Daí se tem uma ideia do quanto é complexo administrar um município com esse tamanho e com essas diferenças tão singulares”, disse o vereador.

Nesses quatro meses de existência, a superintendência já iniciou um trabalho que busca não apenas dar voz a essas comunidades, como também elaborar um cronograma de atividades que busquem resgatar a cidadania da população distrital, através da realização de serviços diversos em várias áreas.

“Antes de iniciar o levantamento dessas demandas, nossa equipe está passando por um treinamento oferecidos no modelo Ensino à Distância, oferecido gratuitamente pela Escola Nacional de Administração Pública, na área do Planejamento Estratégico, Planejamento Governamental e Gestão de Projetos”, disse o superintendente Vinícius Miguel ao vereador durante visita ao órgão.

Após os cursos, a Superintendência reuniu-se através de videoconferência com representantes dos 14 distritos e iniciou o levantamento estratégico de várias demandas.

Uma dessas demandas resultou em uma reunião da superintendência com o Comando do 5º BEC, para discutir a possibilidade de uma parceria para realização de vários serviços nos distritos.

Dentro das ações da secretaria realizada pela Superintendência estão ainda a a disponibilidade de duas servidoras para atuar no Call Center para atendimento das comunidades sobre as ações do COVID-19; parceria com a Semagric para serviços de cascalhamento e patrolagem nos Distritos de Nova Califórnia e União Bandeirantes, Programa de arborização nos distritos (parceria com a Sema), Projeto de tratamento de água na Vila Calderita, dentre outros.

Ao conhecer todo o trabalho, o vereador elogiou a administração pelo feeling assertivo na criação de um órgão preocupado com os distritos, Everaldo lembrou novamente da grandeza territorial e falou sobre o desafio desse projeto.

“Porto Velho possui hoje duas regiões bem distintas que tornam a integração dessas localidades algo desafiador.

São distritos ribeirinhos que estão localizados desde a fronteira do Amazonas à fronteira com o Acre, alguns deles quase centenários quanto a própria Porto Velho.

O trabalho está no início, mas logo esse projeto será modelo para outras regiões, lembrando que nessas localidades temos potenciais estâncias produtoras e turísticas”, avaliou o vereador.

Postar um comentário

0 Comentários