Header Ads

Isenção de ICMS aos produtores rurais foi defendida pelo deputado Cirone Deiró



O Decreto nº 25.786/2021 assinado pelo governador Marcos Rocha, no último dia 12 de fevereiro, suspendeu a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços-ICMS das embalagens para produtos rurais. A medida é resultado de proposta apresentada pelo deputado Cirone Deiró (PODE), ainda no mês de novembro, durante reunião com representantes do setor e os técnicos do governo. A partir de agora, não será mais cobrado o ICMS sobre as embalagens de ovos, sacarias, e ainda as embalagens utilizadas pelas agroindústrias para comercializar sua produção.

De acordo com o deputado, o Decreto 25.786/2021 traz benefícios imediatos para os agricultores, especialmente para aqueles que trabalham com agroindústrias. “Com a isenção o governador Marcos Rocha sinaliza positivamente para um setor que tem contribuído de forma estratégica com a geração de emprego e renda no campo, que são as agroindústrias. Já que o decreto governamental traz isenção integral dos impostos sobre a matéria prima usada pelos produtores rurais para a produção no campo, a exemplo das embalagens utilizadas pelas nossas agroindústrias”, explicou.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Finanças- Sefin, Luís Fernando Pereira da Silva, a edição do Decreto é resultado da interlocução do deputado Cirone Deiró, a época presidente da Comissão da Agricultura, que trouxe as demandas dos agricultores, especialmente dos produtores de ovos, que usam diariamente uma grande quantidade de embalagens para comercializar o produto. Segundo o secretário, é importante considerar que essas embalagens são essenciais para o êxito das atividades que os agricultores desenvolvem em suas propriedades. “Esse é mais um importante avanço que o governador Marcos Rocha deu em apoio ao setor”, concluiu.

Na avaliação do deputado Cirone Deiró, os resultados positivos da decisão do governo em isentar a cobrança do imposto sobre as embalagens dos produtos agrícolas vieram em boa hora. “Em razão da pandemia, o Brasil atravessa uma das mais graves crises econômicas da história, por isso, é importante identificar esses entraves na legislação e dar respostas imediatas como forma de beneficiar os produtores e também o consumidor final”, avaliou, ao destacar a determinação do governador Marcos Rocha e o esforço da equipe do governo para atender a referida reivindicação.


Texto: Edna Okabayashi-ALE/RO
Foto: Assessoria
Isenção de ICMS aos produtores rurais foi defendida pelo deputado Cirone Deiró Isenção de ICMS aos produtores rurais foi defendida pelo deputado Cirone Deiró Reviewed by Adm on sábado, março 06, 2021 Rating: 5

Recent Posts

Recent