“Artesanatos que contam histórias e conectam vidas’’ vai ser tema da 1ª Feira Virtual do Artesanato em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

“Artesanatos que contam histórias e conectam vidas’’ vai ser tema da 1ª Feira Virtual do Artesanato em Rondônia



A 1ª Feira Virtual do Artesão com o tema ‘‘Artesanatos que contam histórias e conectam vidas’’ será realizada no dia 19 março com divulgação dos produtos nas páginas regionais oficiais. A iniciativa faz parte da homenagem do Governo de Rondônia ao Dia do Artesão comemorado na data. Também haverá uma programação virtual em prol da semana do Dia do Artesão que será no período do dia 15 ao dia 27 deste mês realizado pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) de Rondônia.

Diante da pandemia que exigiu a suspensão de feiras e eventos presenciais e para evitar aglomerações, a feira virtual foi a alternativa encontrada para a exposição de artesanatos em Rondônia. O evento virtual é planejado e executado pela Sejucel, pois a pasta é a responsável no âmbito estadual pelo PAB do Governo Federal.

Conforme a coordenadora estadual do PAB em Rondônia, Anatália Mendes, o objetivo é fomentar o artesanato como economia criativa, ajudando os profissionais a trabalhar de forma empreendedora com estratégias para a comercialização, o que durante este período de pandemia exige deles a adaptação ao meio virtual. ‘‘Nós temos em Rondônia artesãos com trabalhos incríveis, que recebiam apoio do Estado, por meio de feiras para comercialização dos produtos, mas com a pandemia esses eventos foram suspensos, alguns têm mais facilidade com a tecnologia para vender os produtos pelas redes sociais, e outros não. Diante disso, vimos a necessidade de criamos a feira virtual para ajudar a todos eles’’, conta.
Além da feira virtual, que ocorrerá no dia 19 de março, o PAB de Rondônia realizará a 1ª edição virtual da Semana do Artesão, que acontece do dia 15 ao dia 27 deste mês, no qual o PAB realizará emissão e renovação de carteiras, bem como cursos, palestras e capacitações.

INSCRIÇÃO

As inscrições para artesãos dos 52 municípios participarem da feira virtual estão abertas até esta amanhã (10) com preenchimento de formulário pelo link, (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBnXrGJIKloRvKwFFFOAHdXkhgj9NY7sr-47tQzI1zrmwc5w/viewform). Por meio dessa manifestação de interesse, os artesãos terão os produtos divulgados nas páginas oficiais das regionais. O PAB de Rondônia conta ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do PAB nacional e das lideranças regionais de artesanato que foram selecionadas, por meio de consulta aos artesãos do Estado.

Cada Fanpage terá uma área de abrangência:

PORTO VELHO – (Porto Velho, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Guajará – Mirim, Itapuã do Oeste)
CACOAL – (Cacoal, Ministro Andreazza, Presidente Médici, Castanheiras e Alvorada do Oeste)
ROLIM DE MOURA – (Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta do Oeste, Novo Horizonte d’Oeste, Nova Brasilândia d’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, Costa Marques)
JI – PARANÁ (Ji-Paraná, Teixeirópolis, Urupá, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Vale do Anarí, Theobroma, Jaru, Nova União, Mirante da Serra, Governador Jorge Teixeira)
VILHENA – (Vilhena, Chupinguaia, Corumbiara, Cerejeiras, Colorado, Cabixi, Pimenteiras do Oeste)
PIMENTA BUENO – (Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste, Parecis)

A 1ª Feira Virtual do Artesanato de Rondônia é uma forma de valorizar os profissionais que por meio dos seus trabalhos dão uma grande contribuição para a cultura do Estado, além de conectar os produtos ao público consumidor, fomentando assim a economia rondoniense.


Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários