Header Ads

Agevisa promove live sobre a doença rara “Ataxia Espinocerebelar”; evento é aberto à comunidade rondoniense



O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), vai promover uma live na próxima sexta-feira (12), às 9h, na rede social da instituição, abordando o tema “Doenças raras: Ataxia Espinocerebelar”.

Segundo a coordenadora Estadual de Câncer da Agevisa, também palestrante do evento, Rose Britto, a doença ainda é pouco conhecida pela sociedade rondoniense e precisa ser discutida, explorada e alertada quanto aos cuidados com a saúde e prevenção. “Existem mais de nove mil tipos de doenças raras e a solução para um problema é vista por um longo tempo através de pesquisas e estudos científicos. Por isso, é necessário explorar a origem da doença alternativamente, por meio de uma comunicação mais direta e didática para o âmbito social”.

Esta será a terceira edição de lives sobre o tema. Por ser um evento online, além de seguir as orientações de restrição sanitária, possibilita reunir uma quantidade ampla de participantes. Quanto ao conteúdo, serão abordados os seguintes aspectos: origem da Ataxia Espinocerebelar, sintomas, causas da enfermidade, diagnóstico, tratamento, entre outras peculiaridades.

Em relação a aparente sintoma em pessoas que têm Ataxia Espinocerebelar, a palestrante do evento adianta que advém da ascendência genética e sua principal causa resulta em perda progressiva da coordenação e dificuldade de equilíbrio e deambulação (andar). “Queremos informar e ajudar de alguma forma pacientes que necessitam de um atendimento mais coerente quanto à doença. O encontro é aberto a todos, tanto para profissionais da Saúde, quanto à população em geral, ambos necessitam estar informados”, destaca Britto.

CONVIDADOS

A live contará com a presença de um médico geneticista, que abordará com mais propriedade todos os aspectos da doença. Sendo assim, se reunirão os seguintes convidados:
Joshua Bicalho, médico geneticista do Hospital de Amor Amazônia
Rose Britto, coordenadora Estadual do Câncer da Agevisa
Aurimar Lima, jornalista e mediadora do evento


Texto: Jackson Vicente
Fotos: Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia
Agevisa promove live sobre a doença rara “Ataxia Espinocerebelar”; evento é aberto à comunidade rondoniense Agevisa promove live sobre a doença rara “Ataxia Espinocerebelar”; evento é aberto à comunidade rondoniense Reviewed by Adm on quinta-feira, março 11, 2021 Rating: 5

Recent Posts

Recent