]

Header Ads

Servidores estaduais de Rondônia devem estar atentos aos prazos para atualização cadastral



Para otimizar o processo de atualização de dados dos servidores públicos estaduais, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), simplificou o preenchimento de dados e definiu a atualização cadastral de acordo com o mês de nascimento de cada servidor. Iniciada em 18 de janeiro, a atualização cadastral de servidores públicos nascidos naquele mês terminará no próximo dia 24 de fevereiro. Devido a alguns ajustes no sistema, os servidores nascidos de março a dezembro devem fazer a atualização no primeiro dia do mês.

Com a customização do módulo e os novos serviços inseridos pela Setic no Portal do Servidor, cada um prestará informações de maneira prática e acessível ao Governo de Rondônia e ao eSocial (sistema informatizado da Administração Pública).

A Setic simplificou os campos a serem preenchidos, criando a expectativa do bom funcionamento do atendimento a todos os servidores. “A equipe da Setic empenhou-se em aplicar melhorias no software, para facilitar a performance e o rápido envio de documentos, e da mesma forma, com alterações de dados”, enfatizou a analista de sistemas, Maria Luíza Coelho Guimarães, responsável pelo módulo.

Conforme ela explicou, houve preocupação com a segurança do sistema em relação aos cadastrados em 2020. “Procuramos alterar apenas o campo das informações necessárias, evitando que o servidor forneça dados que já constavam no sistema; também melhoramos a forma como estão disponibilizados os textos de orientação em determinadas etapas da atualização”.

O especialista em Políticas Públicas da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Gustavo Bodaneze, alerta para a pontualidade na adesão ao programa. Segundo ele, até quarta-feira (3), dos 4,5 mil aniversariantes de janeiro, pouco mais de mil enviaram seus dados. Restam 20 dias, a contar desta quinta-feira (4), ele informou.

INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS

Durante o período de pandemia mundial do novo coronavírus, a Setic trabalhou fortemente na instalação do sistema de telefonia VoIP (transmissão de voz por IP) para o atendimento na área da Saúde. Entre outras contribuições para fazer fluir melhor o setor, seus especialistas também facilitaram videoconferências entre cientistas, autoridades e funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Investimentos tecnológicos feitos pelo governo estadual tornaram referência (pela qualidade e utilidade) o Portal do Servidor, que, atualmente, une a melhor experiência à agilidade. Segundo a Setic, atualmente essa ferramenta pode ser utilizada “de modo menos tenso”. Além da customização, há facilidades em Recursos Humanos.

SAIBA MAIS

A atualização cadastral é medida obrigatória para todos os servidores. Ela é regida pelo Decreto 24.652, e possibilita pôr em dia dados pessoais dos servidores para o eSocial, plataforma do Governo Federal que congrega todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias de uso obrigatório para o governo estadual. Ao mesmo tempo, permite a emissão de certidões, requerimentos e outros documentos.

O servidor estadual pode tirar dúvidas através do e-mail: atualizacaocadastral@segep.ro.gov.br.


Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça e Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia
Servidores estaduais de Rondônia devem estar atentos aos prazos para atualização cadastral Servidores estaduais de Rondônia devem estar atentos aos prazos para atualização cadastral Reviewed by Adm on sexta-feira, fevereiro 05, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent