Fiocruz diz que três variantes do coronavírus já em investigação pelo mundo foram achadas em Rondônia Publicada em 10 de fevereiro de 2021

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Fiocruz diz que três variantes do coronavírus já em investigação pelo mundo foram achadas em Rondônia Publicada em 10 de fevereiro de 2021


Novas variantes já são conhecidas, circulam no país e preocupam. Governador pede que população mantenha as medidas de restrição.


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Rondônia disse nesta terça-feira (9) que encontrou três variantes do coronavírus circulando no estado: a B.1.1.28 (de linhagem brasileira), a P2 (variante encontrada inicialmente no Rio de Janeiro) e a B.1.1.33 (que aparece em países da América Latina e América do Norte).

As análises foram feitas com base em amostras coletadas em diferentes cidades do estado, entre elas: Porto Velho, Rolim de Moura, Alvorada do Oeste, Ariquemes e Cacaulândia.

Segundo Deusilene Vieira, pesquisadora em saúde pública da área de virologia da Fiocruz, em Rondônia, as variantes podem estar associadas com possíveis casos de reinfecção e escape diagnóstico.

“O ideal é que todas as medidas restritivas sejam cumpridas. Quanto mais a população quebrar as regras de distanciamento, mais promovemos essa transmissão. Então o pronto principal é a população se conscientizar que na nossa região há variações”, disse a pesquisadora.

O governo de Rondônia já foi informado sobre a situação. Nesta terça-feira, o governador Marcos Rocha pediu que a população escute os cientistas e respeite o distanciamento social.

“Nós chegamos ao nosso limite. Não temos mais como aumentar o número de leitos de UTI, estamos enviando pessoas para fora do estado. Então se for sair de casa use sua máscara e lave as mãos. Se for sair para comprar alguma coisa no comércio não leve crianças. Vá sozinho”, disse o governador.




Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais variantes estão se espalhando rapidamente por todo o mundo. Entre elas, estão:

a B.1.1.7 (britânica), que já está em 80 países,
a B.1.351 (sul-africana), circula em 41 países e,
a variante identificada no Brasil B.1.1.28

A variante brasileira, segundo a Fiocruz, tem duas ramificações: a P.1 (encontrada inicialmente no Amazonas) e a P.2 (encontrada no Rio de Janeiro).

Números da pandemia em Rondônia

Até o momento o estado registou 133.113 casos confirmados de Covid-19 e 2.391, sendo 946 casos e 22 óbitos confirmados nas últimas 24 horas, segundo boletim diário das Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nesta terça, estão internados nos hospitais 660 pacientes.


Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

Fonte: g1.globo

Postar um comentário

0 Comentários