1
Estado e Município divergem sobre número de mortes divulgadas na quarta-feira

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Estado e Município divergem sobre número de mortes divulgadas na quarta-feira



Em entrevista à Rede Amazônica na manhã desta quinta-feira (11), o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, afirmou que o número de mortes registradas nas últimas 24 horas de quarta-feira (10) em Porto Velho, divulgado pela Agevisa, não é verdadeiro. Ele disse que foram apenas três óbitos e que o Município teria acumulado as outras 16 e divulgado apenas ontem. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) negou a informação.

De acordo com o secretário, a Prefeitura não tinha alimentado o sistema nacional e-SUS e ontem teria colocado casos de óbitos acumulados no sistema. “A partir do momento que o município atualizou esses dados, como o estado olha nesse sistema nacional, os dados são atualizados. Mas ontem não teve esse tanto de óbitos. Porto Velho teve apenas três óbitos e a prefeitura atualizou 19, ou seja, 16 mortes não foram de ontem, e sim números acumulados que a prefeitura colocou”, disse.

Questionada pelo RONDONIAGORA, a Semusa negou a informação repassada pelo secretário e afirmou que o Município não acumulou os números. A secretaria informou ainda que está com o total de óbitos rigorosamente atualizado.

A secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, explicou que o município atualiza os casos de Coronavírus no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), sendo alimentado diariamente em até 12 horas após ter ocorrido o óbito de algum paciente. “Então, todos os dias nós repassamos essas informações. Temos informado hoje 1.182 óbitos que é referente às 12 horas de quarta-feira. Nós também utilizamos o sistema Sivep-Gripe e dependemos de informações que vêm das unidades de saúde públicas e privadas de Porto Velho. Há um atraso para eles informarem, por isso o que o estado informa é diferente do município porque o estado usa o Sivep-Gripe e o município o SIM”, disse.

No boletim diário de quarta-feira (10) enviado pela Semusa a nossa equipe de reportagem, consta 1.182 mortes na capital, sendo três nas últimas 24 horas de ontem.

Já no boletim diário enviado pela Agevisa na noite de ontem, Porto Velho teria registrado 1.112 mortes por Coronavírus, sendo 19 nas últimas 24 horas.

Leitos de UTI

O secretário informou que ainda existem pacientes aguardando leitos de UTI. Ele disse ainda, que Rondônia conta com 304 leitos de UTI especificamente para Covid-19, a maioria sendo do estado e outra parte em hospitais particulares.


Fonte: Rondoniagora

Postar um comentário

0 Comentários