Header Ads

Com novas variantes do coronavírus em Rondônia, população deve redobrar cuidados, alerta Sesau


O atual cenário pandêmico no Estado apresenta novas variantes do coronavírus, altamente propagativas, ou seja, com velocidade maior de contágio, tornando qualquer encontro entre pessoas ainda mais perigoso. Com o propósito de zelar pela vida da população, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem intensificado as orientações de medidas preventivas reforçando, principalmente, a importância do distanciamento social.

Conforme já apontaram os especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus avança pelo fato das pessoas circularem, promovendo aglomerações. Isto é, o aumento expressivo de casos positivados condiz muito com o comportamento pessoal dos cidadãos, que em sua maioria não compreendem a seriedade da doença.

De acordo com o estrategista de dados, Caio Nemeth, que integra o Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19, estudos citados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontaram o registro de aumento na detecção da variante P.1, linhagem B1.1.28 em Manaus. A nova variante P.1 seria responsável por 52,2% dos casos detectados de SARS-CoV-2, em dezembro. Em janeiro deste ano, essa proporção aumentou para 85,4%. O cenário crítico do Estado vizinho pode ser evitado em Rondônia com a colaboração da população. Caso contrário, poderá ocorrer o sufocamento expressivo nas unidades hospitalares.

Com as novas linhagens encontradas em dezembro de 2020 e janeiro deste ano, à B1.1.28, o nível de contágio é muito maior. A presença de variantes compreende as seguintes linhagens: a B.1.1.28, com 40% de frequência, a P2, com 30% e a B.1.1.33, com 30% de frequência. “Ocorre que, com a presença dessas novas variantes no Estado, o risco de contágio é maior, pois essa nova versão do vírus apresenta mais conectores e, consequentemente, maior probabilidade de contágio durante o contato. Esse é o motivo de precisarmos nos preocupar ainda mais uns com os outros. Precisamos diminuir o número de casos ativos com muita urgência, uma vez que o nosso Sistema de Saúde está operando acima da capacidade”, alerta o Nemeth.

DADOS POSITIVADOS EM MUNICÍPIOS

O Portal da Saúde do Estado https://covid19.sesau.ro.gov.br tem mostrado o crescimento significativo em alguns municípios como Costa Marques (43%), Nova Mamoré (36%), Ji-Paraná (27%) e Presidente Médici (15%). O registro pode ficar como um alerta para a população que precisa redobrar os cuidados, por meio de medidas preventivas, além do cumprimento do atual decreto do Governo do Estado, de acordo com suas fases. O mesmo reforço é válido para a Capital, que tem apresentado um número crescente de casos ativos, conforme descrito no gráfico.

CIDADÃO, AGENTE FISCALIZADOR

O Governo de Rondônia conta com a colaboração efetiva da população na luta contra a Covid-19. Foi pensando nisso que, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), criou-se o sistema “Melhor Hora”, com intuito de facilitar o dia a dia do cidadão, pontuando horários e dias de menor fluxo de pessoas em estabelecimentos comerciais. A finalidade é inibir cada vez mais as aglomerações. O sistema é atualizado diariamente e atende a diversos municípios. Para ter acesso às informações, basta o cidadão acessar melhorhora.sefin.ro.gov.br, selecionar o município de origem e consultar o estabelecimento que deseja ir e, automaticamente, é apresentada a planilha do fluxo de pessoas naquele momento.

Vale a pena reforçar: o cidadão, além de ser um agente ativo no combate à Covid-19, ele também pode ser um agente fiscalizador, compartilhando informações sobre as medidas preventivas e orientando seus familiares e amigos a evitarem aglomerações. Em caso de descumprimento ao decreto estadual ou circunstâncias que estejam promovendo aglomerações, existem os canais de denúncia.

Mensagens (69) 99379 – 9712

Polícia Militar – 190

Bombeiros – 193

Polícia Civil – 197


Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Com novas variantes do coronavírus em Rondônia, população deve redobrar cuidados, alerta Sesau Com novas variantes do coronavírus em Rondônia, população deve redobrar cuidados, alerta Sesau Reviewed by Adm on terça-feira, fevereiro 16, 2021 Rating: 5

Recent Posts

Recent