Além de golpes digitais, idosos são vítimas de empréstimos consignados não solicitados

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Além de golpes digitais, idosos são vítimas de empréstimos consignados não solicitados



Conforme já foi noticiado pelo FOLHA DO SUL ONLINE, idosos estão sendo vítimas de golpes digitais em Cerejeiras. Dentre os golpes aplicados estão: compras em portais de comércio eletrônico com o cartão de crédito da vítima e até o conhecido “golpe da novinha”.

Agora, outro tipo de golpe – desta vez bem mais sofisticado – contra idosos do município está sendo comunicado à polícia: trata-se de empréstimos consignados não solicitados pelos aposentados.

Funciona mais ou menos assim: o idoso vai sacar a aposentadoria e descobre que tem dinheiro a mais na conta. Geralmente, o valor excedente é de R$ 2 mil a R$ 5 mil. Ao questionar o banco, os funcionários das instituições identificam que um empréstimo consignado foi feito por uma financiadora (ou uma suposta financiadora, uma vez que pode ser uma empresa aberta apenas para aplicação deste tipo de golpe). Vale ressaltar que as financiadoras que fazem o empréstimo não solicitado não pertencem aos bancos onde os aposentados sacam a aposentadoria e nem é o banco que faz este tipo de procedimento.

Segundo uma policial civil ouvida pela reportagem, os empréstimos são realizados geralmente em muitas parcelas, como em 50 ou 60 vezes. “Com um prazo grande, o valor mensal fica pequeno, mas com um juro bem significativo”, relata a policial.

Embora os empréstimos consignados não solicitados não representem, necessariamente, prejuízo para as vítimas (pois a vítima recebe o dinheiro), este tipo de procedimento contraria o Código de Defesa do Consumidor, pois implica numa venda forçada.

De acordo com apurações do FOLHA DO SUL ONLINE, três casos foram registrados na delegacia da Polícia Civil em Cerejeiras nestes meses de janeiro e fevereiro. Inclusive, o último caso foi relatado nesta semana.


Fonte: Folha do Sul

Postar um comentário

0 Comentários