Header Ads

Semad consolidou vários projetos e avançou na organização da gestão



A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), a quem compete a prestação dos serviços necessários ao funcionamento regular da Administração Municipal, patrimônio, inventário, registro e proteção dos bens móveis e imóveis, administração de material, compreendendo a aquisição, guarda, distribuição e controle do material utilizado pela Prefeitura, apoio às atividades relativas à documentação, arquivo e protocolo, e administração de recursos humanos e a capacitação do servidor, avançou muito neste ano de 2020.

A Semad tem como objetivo promover soluções necessárias visando ao aprimoramento, a gestão das informações funcionais dos recursos humanos, a gestão de patrimônio físico e documental, a contratação de bens e serviços públicas, utilizando práticas de excelência técnica.

A gestão e a fiscalização de contratos são atividades complementares e têm como objetivo zelar pelo emprego adequado dos recursos públicos. O gerenciamento de todos os contratos envolve a administração do processo desde a sua formalização até o seu encerramento, tais como, instrução processual, prorrogação de prazos, verificação da manutenção das condições de habilitação, e adequação orçamentária.

A Semad é responsável pelo gerenciamento de 20 (vinte) contratos de natureza continuada, dentre eles, três de grande importância, que são:

• Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de vigilância ostensiva armada, segurança física e patrimonial, resultando em assegurar a preservação patrimonial das dependências e áreas públicas com a finalidade de prevenir, controlar delitos e outras irregularidades, bem como zelar pela segurança dos servidores, do patrimônio público e pelo cumprimento das leis e regulamentos internos.

• Contratação de empresa especializada para a seleção e recrutamento de estagiários de alunos do ensino médio e superior, no âmbito do município de Porto Velho, promovendo a integração escola-empresa-governo para complementar o ensino e a aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento da classe estudantil em sua formação profissional para atuação no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

• Contratação de empresa especializada para implantação do software ecidade. Trata-se de ferramenta de gestão integrada com todas as secretarias e ações da Prefeitura, promovendo ferramentas de análise de dados altamente essenciais para a modernização da gestão pública.

Outras ações foram originadas neste momento de pandemia:

Implantação do Call-center para atendimento das demandas - foi realizado através da Semad, a aquisição e implantação do Call Center, pelo qual médicos atendem a população pelo telefone 0800 647 5225, onde uma equipe compostas por 27 médicos estão em plantão 24 horas para atender a população, tirar dúvidas e esclarecer as condutas corretas de acordo com cada sintoma.

Sanitização de Unidades Administrativas Municipais – Seguindo o planejamento que envolve várias ações para o combate e controle do novo coronavírus (Covid-19), a Semad vem realizando um trabalho na programação de sanitização de unidades administrativas.

Gestão de Pessoas

O Departamento tem como objetivo desenvolver e implementar políticas e práticas de gestão de pessoas, que garantam a democratização das relações de trabalho na administração pública municipal, visando possibilitar a valorização do servidor e o cumprimento dos princípios da eficiência e eficácia no serviço público municipal.

A Semad administra 13.207 servidores, supervisiona 117 estagiários entre os órgãos que compõem a estrutura organizacional do poder executivo municipal. Dentre várias ações implementadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas, podemos destacar:

Convocação e posse de servidores do concurso da Semed, profissionais da educação para compor os quadros da Secretaria de Educação que serão lotados nas escolas da capital e também distritos para reforçar os atendimentos no início do ano letivo.

Convocação e posse de servidores do Processo Seletivo de profissionais de saúde para compor os quadros da Semusa, cujos novos servidores serão lotados nas unidades da capital e também distritos para reforçar os atendimentos no período de pandemia.

Programa de Bem Estar do Servidor – PBES

De caráter interno, o programa consultivo e executivo é destinado à implementação de políticas de capacitação, prevenção e acompanhamento, de acordo com os objetivos definidos neste Programa, o PBES é um projeto em desenvolvimento, viabilizado pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (Dismet), ligada à Secretaria Municipal de Administração (SEMAD). Dispondo aos Servidores da Prefeitura Municipal de Porto Velho, com o objetivo em assegurar a saúde física e mental, a capacitação e valorização dos servidores, para alcançar seguintes metas:

• Reduzir o absenteísmo e afastamento por doenças;

• Reduzir doenças ocupacionais;

• Integrar os princípios de vida saudável no cotidiano dos servidores municipais;

• Prevenir as patologias cardiovasculares e motoras;

• Melhorar condição física e social(relacionamentos interpessoais) no ambiente de trabalho;

• Aumentar a adesão no processo de aposentadoria;

• Favorecer maior integração das secretarias ( servidores e chefias).

O PBES é composto por 8 projetos, (Cultura e lazer, Terapia Comunitária, Investigação do Absenteísmo ente os servidores, Acompanhamento de servidores com transtorno psiquiátricos e doenças graves, Controle médico e prevenção de doença ocupacional, capacitação continuada, Atenção a pré aposentadoria e aposentadoria e interação dos projetos com o calendário do ministério da saúde) no qual o servidor será atendido primeiramente pela equipe psicossocial, que realizará a triagem e encaminhado ao projeto que melhor corresponda a sua necessidade.

Departamento de Patrimônio, Arquivo, Logistica, Conservação e Reparos

O Departamento de Patrimônio, Arquivo, Logística, Conservação e Reparos, tem como funções principais a coordenação, planejamento e o controle dos materiais de consumo e permanentes da Instituição.

O Departamento de Patrimônio, Arquivo, Logística, Conservação e Reparos, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou o 2º leilão de veículos e equipamentos da atual gestão, nos dias 21 e 22 de setembro de 2020, objetivando a redução dos custos da Prefeitura com manutenção e ao mesmo tempo a renovação da frota, gerando economia para o Município de Porto Velho. Na realização do leilão foram arrecadados R$1.136.500,00 (um milhão cento e trinta e seis mil, e quinhentos reais) com o desfazimento de veículos e equipamentos inservíveis.

Dentre outras ações implementadas pelo Departamento de Patrimônio, Arquivo, Logística, Conservação e Reparos, podemos destacar:

Recuperação do Terminal de Integração - foi mais uma iniciativa da SEMAD, a recuperação do terminal de integração e seus componentes materiais, tais como: tapumes, gradil, solda, entre outros, utilizando mão de obra própria da Secretaria Municipal de Administração, através da equipe do departamento de recursos logísticos e patrimoniais.

Atividades de Roço e Revitalização de Escolas Públicas - as atividades relacionadas a roço e revitalização das escolas públicas do município de Porto Velho, são mais uma iniciativa da SEMAD, utilizando mão de obra própria da Secretaria Municipal de Administração, através da equipe do departamento de recursos logísticos e patrimoniais.



Fonte: Prefeitura municipal de Porto Velho
Semad consolidou vários projetos e avançou na organização da gestão Semad consolidou vários projetos e avançou na organização da gestão Reviewed by Adm on quarta-feira, janeiro 06, 2021 Rating: 5

Recent Posts

Recent