1
Parceria entre Estado e Município viabiliza estruturação do Hospital de Campanha em Cacoal

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Parceria entre Estado e Município viabiliza estruturação do Hospital de Campanha em Cacoal

 


Os pacientes internados em tratamento na Unidade Central de Saúde (UCS) em Cacoal foram transferidos no dia 17 de janeiro para o Hospital de Campanha, estruturado a partir da parceria entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Cacoal, com apoio da comunidade.

Montado em um imóvel do governo estadual, construído para receber o Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad), toda a estrutura foi organizada para o acolhimento e primeiros atendimentos dos pacientes infectados pelo coronavírus, ajudando assim a desafogar os hospitais Regional de Cacoal (HRC) e de Emergência e Urgência Regional de Cacoal (Heuro), que juntos atendem pacientes encaminhados por mais de 30 municípios rondonienses.

A parceria entre as esferas públicas possibilitou a ação, a partir da solicitação do prefeito prefeito Adailton Furia. “O Estado prontamente atendeu o pedido e, hoje, toda a estrutura está sendo direcionada ao enfrentamento da Covid-19. Neste momento, é a união entre todos que fará a diferença no combate ao coronavírus. Precisamos nos unir e somar, para superar esse grande desafio”, disse o secretário Regional de Governo em Cacoal, José Moura.

Além da parceria entre Estado e Município, empresários cacoalenses se uniram com a doação de camas, mesas, cadeiras, ar-condicionado e uma série de itens de extrema necessidade na montagem do Hospital de Campanha. Apoio que garantiu maior celeridade e possibilitou que o Hospital iniciasse os atendimentos já em janeiro. “O Hospital de Campanha será destinado apenas à Covid-19, com área específica para o atendimento dos casos confirmados e outra área para atendimento aos pacientes com suspeita”, explicou o secretário regional do Governo.

De acordo com o prefeito, o Hospital de Campanha conta com 10 leitos com respiradores, 10 leitos clínicos sem respiradores e mais 10 leitos de observação. Além disso, haverá consultas ambulatoriais para pacientes confirmados com Covid-19 e também suspeitos. “O Hospital de Campanha tem o objetivo de tirar a aglomeração de pessoas na UCS e também suavizar a situação no HRC e no Heuro, estabilizando os pacientes e até mesmo tratando os pacientes aqui, até que surja vaga em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do Estado. Cacoal quer ser parceiro do Governo de Rondônia neste momento de grande crise que estamos vivenciando. A gente vem para somar forças”, reforçou Adailton Furia.

Na última semana, quando estiveram em Cacoal para a entrega da primeira remessa de doses da vacina contra a Covid-19 para atender toda a Regional de Saúde, o governador, Marcos Rocha, e o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, conheceram a estrutura do novo hospital.

Além da cessão do espaço, o Governo de Rondônia tem dado todo o suporte para a estruturação e funcionamento do Hospital de Campanha de Cacoal. Entre os equipamentos disponibilizados pela Sesau, estão respiradores, bombas de infusão, camas hospitalares, poltronas, mesas, entre outros itens e insumos. “Todo o Estado vive uma situação complicada, mas dentro de todas as possibilidades do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, a orientação do governador, Marcos Rocha, é prestar todo o auxílio possível ao Hospital de Campanha de Cacoal. É um esforço conjunto em prol dos rondonienses”, ressaltou Jair Rocha, diretor do Complexo Hospitalar.

Segundo dados fornecidos pela Gerência de Estatísticas do Hospital Regional de Cacoal, em 2020, foram registradas 564 internações de pacientes com Covid-19 no HRC. Durante a pandemia, o Governo de Rondônia tem feito investimentos constantes para garantir e ampliar o atendimento nas unidades hospitalares. Neste momento, em Cacoal, o Hospital Regional conta com 46 leitos específicos para o enfrentamento à Covid-19, com 18 leitos clínicos adulto, 28 leitos de UTIs adulto, um leito clínico pediátrico e um leito de UTI pediátrico.


Texto: Giliane Perin
Fotos: Marcos Siqueira
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários