Header Ads

Porto de Porto Velho preza pela economicidade através das contratações por pregão eletrônico



As contratações governamentais de bens e serviços são lastreadas pela busca do equilíbrio financeiro e pela economicidade do recurso público. Para tanto, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) apontou em 2020 uma redução de custos de 21% nas contratações efetivadas a partir de pregões eletrônicos.

Segundo o diretor-presidente da Soph, Fernando Cesar Ramos Parente, as compras públicas vão desde a contratação de empresa especializada em manutenção predial a contratação de serviço de movimentação de sedimentos e detritos orgânicos.

“Havia uma estimativa no início do ano (2020) de investir R$ 1,8 milhão em determinados serviços e contratos, tendo em vista os valores de montante e de mercado. Entretanto, a utilização da modalidade de licitação Pregão, em sua forma eletrônica, permitiu uma economia inicial de mais de R$ 380 mil para o Porto de Porto Velho”, descreveu Fernando.

De acordo com o pregoeiro da Comissão Permanente de Licitações, Ânderson de Araújo Neves, a utilização desta modalidade para compras públicas é um instrumento que tem a finalidade de prover bens e serviços comuns, fazendo com que o Porto atinja objetivos econômicos, sociais e ambientais. “Esta é uma forma de potencializar as oportunidades de contratação, praticando isonomia e lisura nos processos, sempre atendendo os princípios da Administração Pública, proporcionando ampla competição, pois no Pregão Eletrônico, empresas de todo o Brasil podem concorrer, o que gera economicidade dos gastos públicos”, detalhou Ânderson. 

Os pregões realizados ao longo do ano de 2020 permitiram a contratação de serviços como: auditoria independente, elaboração, implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e atualização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), elaboração do Plano de Emergência Individual (PEI), manutenção de cancelas, consultoria e assessoria contábil, teste da Covid-19 entre outros, bem como a aquisição de material de consumo (café e açúcar), material promocional, material impresso personalizado, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), boias salva vidas, extintores, filtros, impressora térmica e computador de alto desempenho.





Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia
Porto de Porto Velho preza pela economicidade através das contratações por pregão eletrônico Porto de Porto Velho preza pela economicidade através das contratações por pregão eletrônico Reviewed by Adm on quarta-feira, dezembro 09, 2020 Rating: 5

Recent Posts

Recent