]

Header Ads

Governo de Rondônia reforça segurança ambiental na produção de asfalto para recuperação viária



O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), executa desde 2019 um plano de gestão e recuperação de mais de seis mil quilômetros de vias estaduais primárias e pavimentadas.

Para dar conta de todas as demandas, o Órgão dispõe de uma estrutura organizada em 14 residências regionais e quatro usinas de produção de asfalto tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), responsáveis pela execução direta dos serviços de recuperação, manutenção e melhoria da infraestrutura das vias estaduais. Sem deixar os protocolos exigidos pela legislação brasileira de lado, existe todo um acompanhamento técnico dos trabalhos executado pelo corpo de engenheiros do quadro de servidores do DER, desde a elaboração de projetos até a execução das obras.

Com mais de 1.500 quilômetros de rodovias pavimentadas sob sua responsabilidade, o DER está buscando recuperar a trafegabilidade com segurança para a população. Exemplo disso é a recuperação total de 36 quilômetros da RO-470, no trecho que interliga os municípios de Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso, na região central do Estado. Uma força-tarefa, sob a liderança da 3ª Residência Regional do DER em Ouro Preto do Oeste e da Usina de Asfalto CBUQ do DER em Ji-Paraná, está executando diretamente todo o trabalho de recomposição da infraestrutura de base da rodovia, fazendo a pavimentação completa de 17 quilômetros e recuperação dos outros 19 quilômetros de pavimento da via.

Para atender a demanda dentro dos limites da legislação ambiental, a Usina de Asfalto do DER faz a usinagem em dias alternados e em tempos intercalados, sendo no máximo seis horas diárias. Há um cuidado relativo à emissão de fuligem, com 288 filtros instalados e trocados periodicamente. No entanto, devido à proximidade do período chuvoso e à grande demanda para recuperação viária, o DER vem fazendo usinagem de asfalto nos finais de semana para que os serviços sejam finalizados sem prejuízo técnico de execução.

Paralelo a tudo isso, o diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que o Órgão já “está trabalhando no plano de mudança de localidade, inicialmente, das Usinas de Asfalto do DER em Ji-Paraná e em Rolim de Moura”. Com o objetivo de continuar apresentando melhores resultados, com mais eficiência no uso dos recursos públicos, atenção à segurança dos trabalhadores e ao Meio Ambiente e, sobretudo, respeito à população, o DER está em constante evolução técnica, mesmo no atual momento de crise econômica e sanitária, trabalhando por Rondônia.



Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha
Secom - Governo de Rondônia
Governo de Rondônia reforça segurança ambiental na produção de asfalto para recuperação viária Governo de Rondônia reforça segurança ambiental na produção de asfalto para recuperação viária Reviewed by Adm on quinta-feira, dezembro 17, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent